Rafael monteiro
Iandé
Published in
3 min readApr 24, 2019

--

O dia em que virei um compositor

Exemplo do orelhão citado

A experiência estética que relatarei se deu em um intercâmbio que fiz para Cambridge na Inglaterra, em 2015. A cidade fica relativamente próxima a Londres, e muitas vezes a escola fazia excursões afim de levar os alunos a conhecer outras realidades em um mesmo pais. Pois então chegou o dia de ir a Londres. Eu já conhecia a cidade, mas acredito que cada vez que vamos a um lugar temos uma perspectiva diferente, que é construída pelo momento que estamos vivendo. Pois bem, estava caminhando pela cidade, com um grande amigo que fiz na viagem, clima frio e nublado, bem típico do lugar. Ele me chamou a atenção para um dizer que estava escrito em um daqueles típicos orelhões da Inglaterra. Não lembro exatamente como era a frase, mas dizia algo assim: Quando se é criança a vida é uma folha em branco, você tem uma infinidade de cores e pode pintar as linhas como quiser. Porém quando se é adulto você é obrigado a pintar dentro das margens, com as poucas cores que tem.

Cambridge

(aqui quero abrir um parênteses só para contextualizar que sou músico e desde cedo toco em bandas. No momento dessa viagem, minha banda estava compondo musicas para seu primeiro cd.)

No momento em que terminei de ler, virei para ele, e disse “Cara, isso da uma música”. Escrevi pouco mais de uma estrofe no celular, e guardei a ideia da frase na cabeça, e quando voltamos fui correndo pro meu quarto. Peguei meu violão, liguei um programa de gravação no celular, e em pouco tempo a música já estava quase pronta. Fiz as linhas de guitarra, o baixo, e pensei em ideias para a bateria. Essa foi uma das primeiras composições para o cd, então estava muito animado com ela.

Quando voltei para o Brasil mostrei ela para os outros integrantes da banda. Fizemos algumas mudanças, e em pouco tempo tínhamos a música totalmente pronta.

Essa Música teve uma enorme importância em minha vida. Ela se tornou a principal musica do cd, que foi intitulado com o mesmo nome da música: Como é bom sonhar.

COMO É BOM SONHAR

(VERSO)

pintando linhas tortas quando se é criança, brincando com a vida se enchendo de esperança

aos poucos a vida vai te ensinando a pintar, por onde começar que cor vc deve usar

mas não se deixa levar por esse pensamento

seja sempre criança, não importa o tempo

mantenha a alegria e a sinceridade de um olhar profundo de criança de verdade

(REFRÃO)

oooo mas como é bom sonhar

Hoje eu acordei pensando em você

vou te levar pra ver o mar pra ver o dia passar

ooo mais como é bom sonhar

tomar uma breja cos amigos sentar pra relaxar viajar pra qualquer lugar

(VERSO )

e eu posso sonhar também

e o meu sonho é você

te levar pra ver o mar, quero te conhecer dos pés a cabeça

sempre te ver sorrindo não importa o que aconteça

(REFRÃO)

oooo mais como é bom sonhar

vou te levar pra ver o mar pra ver o dia passar

ooo mais como é bom sonhar

tomar uma breja cos amigos sentar pra relaxar viajar pra qualquer lugar

--

--