O efeito do Covid-19 na minha família

Maria Eduarda Nunes Pereira
Iandé
Published in
6 min readApr 16, 2020
Maria Eugenia, Eu, Fernanda, Minha Mãe (Teca), Eliane e Maria Olivia

Tenho certeza que para todos que irão ler esse texto, não tem sido nada fácil viver em quarentena durante esse tempo, mas podem acreditar, eu sei o que vocês estão passando ou passaram. Eu também não estou mais aguentando. Eu pedi para a minha família fazer pequenos vídeos sobre o que eles/as estão fazendo na quarentena e falar pelo que estão passando, vou colocá-los no trabalho e também explicar um pouco a história de cada pessoa. Abaixo, vou colocar o meu depoimento (está dividido em 3 partes pois os videos ficaram grandes, então tive que dividir).

https://www.youtube.com/watch?v=kPnZ4XNV5uE

Meu depoimento 1

Meu depoimento 2

Meu depoimento 3

Quando nós recebemos a primeira noticia do Coronavírus, nós não pensamos que seria tão devastador como está sendo agora. Minha mãe, minhas tias, eu, praticamente todo mundo da minha família tinha uma viagem planejada entre Março e Julho. Não pensamos em nenhum momento no grau de intensidade que tomou nessas ultimas semanas.

Eu também tive um evento no dia 14/03, a formatura do João (meu namorado ❤ )era um evento que deveria ter sido cancelado, mas não foi. Foi uma festa com 4.000 pessoas envolvidas. Não foi a ideia mais inteligente do mundo ir, mas era algo que eu e as outras 3.999 pessoas não iriamos perder. A Formatura de alguém que amamos não é algo que podemos perder. E a Puc fez o erro terrível de não adiar a data. O João agora está de quarentena e eu também estou. Abaixo, vocês verão o depoimento dele.

Depoimento do João sobre a quarentena

Com isso em mente, para a minha família foi assustador no momento em que percebemos o que realmente estava acontecendo, a Europa inteira estava em alerta. Itália entrou em quarentena, ai depois a França. Isso foi um baque enorme para a minha família, a minha prima Constança mora em Paris com o seu noivo, ela já está a quase 4 anos vivendo lá. E ela entrou em uma quarentena que se saísse de casa, era multado por fazer um atentado contra a vida. Nós ficamos muito preocupados, pois era uma coisa que nunca tínhamos visto e agora ela estava vivendo isso na pele. Abaixo, tem o vídeo dela explicando o que eles estão fazendo durante esse tempo presos em casa.

Depoimento Con e Virgile sobre a quarentena

Alguns dias depois, minha madrinha (Fernanda) nos disse como estava a situação lá em Nova Iorque, ela mora lá, e ela disse que estava tudo fechando e que daqui há alguns dias, Trump também iria decretar quarentena total nos Estados Unidos. Abaixo ela nos mostra como está a situação dos mercados em Nova Iorque.

Depoimento Fernanda

A minha tia Eliane mora em Miami, ela disse que tudo estava mais calmo por lá, mas mesmo assim queria voltar para o Brasil pois precisava resolver algumas coisas por aqui. O voo dela estava agendado para duas semanas depois que o vírus se expandiu mundialmente. Alguns dias antes do voo, anunciaram que os voos da American Airlines iriam parar, foi ai que nós realmente percebemos que o que estava acontecendo era mais grave e não iria passar logo. Ela conseguiu mudar o voo de última hora, veio no último voo da American Airlines para o Brasil. Agora ela está aqui pertinho de nós e super bem.

Depoimento da Eliane e da Ana Paula sobre a quarentena

Ela, minha mãe e minha tia iriam viajar para Milão, Alemanha e França em março, mas aí todos os voos começaram a ser cancelados. Itália fechou as fronteiras pro mundo, Alemanha fez a mesma coisa. Os voos foram cancelados, sem data de previsão para voltarem a funcionar. Eu por outro lado, duas semanas antes do Coronavírus vir à tona, comprei minha passagem de avião para ir conhecer a Itália em Junho de 2020, mal sabia eu o que estava prestes a acontecer.

Minha mãe (Teca) e minha tia (Maria Eugenia) também estão de quarentena, estamos tomando todos os cuidados possíveis, abaixo vou colocar seus depoimentos sobre o que estão fazendo na quarentena .

Depoimento Maria Eugenia sobre quarentena

Depoimento Teca sobre a quarentena

Agora, vamos falar do meu pai, ele já é mais velho, tem 68 anos, ele já está na categoria de risco do Covid-19, e dia 21/03/2020 foi seu aniversário, e não poderíamos comemorar com ele essa data que é tão especial para nós. Ele achou um absurdo que não poderia comemorar o aniversário dele. Então ele resolveu fazer um almoço só entre nós 4 (minha mãe, ele, minha irmã e eu). Mas lembram no início desse texto que eu disse que tinha ido naquela festa da Puc? Então, a chance de eu possivelmente estar com o Coronavírus no meu sistema (mesmo assintomático) era muito grande. E eu não queria de jeito nenhum passar isso para o meu pai caso eu estivesse contaminada.

Uma frase que vai sempre ficar marcada na minha cabeça é quando minha mãe me disse “se ele não morrer de Coronavírus, ele vai morrer de depressão”. Meu pai estava muito triste que não poderia fazer uma festa esse ano. Então decidimos ir, mas tomar todo o cuidado possível. Eu lavava as mãos a cada 1 hora, sentei muito longe do meu pai na casa, não tinha contato direto, na mesa do almoço também sentamos bem longe um do outro, foi horrível, mas ele estava feliz por ter a gente lá. Uma coisa que o Coronavírus não conseguiu estragar.

Agora, o meu pai está no nosso sítio, isolado de todos os amigos, familiares, todo mundo. E nós estamos aqui, isoladas em casa também. O maior medo da minha mãe é se uma de nós pegar o Coronavírus, pois aí a quarentena muda, não é mais em casa, e sim, no seu quarto por duas semanas, se não for entubada no hospital, é claro. O medo está muito grande para a minha família no momento, minha mãe e tia tem um amigo de 62 anos que está entubado no hospital e sem sinal de melhoras. Estamos todas preocupadas, imagina se fosse alguém da sua família?

Depoimento Edmur

Por isso eu fiz duas semanas de quarentena, minha tia Eliane que chegou de Miami também, foi uma quarentena ótima comparada com as pessoas que estão no exterior, mas foi uma quarentena.

Agora, queria agradecer as pessoas da minha família que me ajudaram com os vídeos para esse trabalho que vai entrar para a história, vocês são muito importantes para mim.

Isso é uma coisa inédita que estamos vivendo, isso nunca aconteceu antes, algumas pessoas estão se referindo ao Coronavírus como o 11 de Setembro da nossa geração. Aeroportos parando, países fechando suas fronteiras, a Disney fechando, isso nunca tinha acontecido sem ser depois do 11 de setembro.

Acho que nunca dei tanto valor por poder sair de casa, dar abraços, ir na academia, ver meus amigos, meu namorado, quem for. É muito ruim ficar longe de quem amamos, principalmente com a nossa cultura de abraçar, beijar e ficar perto. Mas no momento, está sendo a atitude correta. Por outro lado, como podemos ver nos vídeos que coloquei, estão todas em casa e podendo fazer atividades em um local seguro, temos que agradecer por ter um lugar para morar, onde podemos ficar confortáveis durante esse tempo de quarentena. Pela nossa família, por quem amamos, pelas pessoas que estão entubadas nos hospitais, pelos médicos, por favor, fiquem em casa.

Espero que todos vocês estejam e fiquem bem, se fizermos a coisa certa isso vai passar mais rápido,

Maria Eduarda limar Nunes Pereira.

Por último, queria deixar registrado aqui que no dia 07 de Abril de 2020 a minha tia Silvia (irmã do meu pai) faleceu, ela estava em coma há quase 11 anos. A ida dela fez um momento em que já estava difícil, se multiplicar nesse momento de tristeza. Você vai sempre ficar em nossos corações tia, infelizmente você se foi em um momento em que não poderemos nos despedir de você da maneira que você merece. Eu te amo pra sempre, você vai deixando muita saudade.

Meu dindo, eu e minha tia Silvia

--

--