O marco da literatura na minha vida

Por Manuella Maldonado Ribeiro Lima

Manuella Lima
Iandé
3 min readJun 13, 2021

--

Há 5 anos eu passei por uma experiência que me mudou inteiramente, e até hoje continua a me mudar todos os dias. Quando eu tinha 14 anos eu li um livro por livre e espontânea vontade, não que isso não tivesse acontecido antes mas dessa vez foi diferente. Eu comecei a ler “Minha vida fora de série” — livro nacional, da autora Paula Pimenta — e essa estória ativou o meu amor pela leitura, pela literatura. Depois que eu finalizei esse livro, eu li outro e mais outro e mais outro e quando eu vejo já se passaram 5 anos conhecendo novas estórias, novos mundos, novas pessoas, tendo outras casas, fazendo novos amigos e inimigos, sendo confidentes de estranhos que viraram meus melhores amigos em algum momento, acompanhando trajetórias, aprendendo a ser forte, a ter esperança, a lutar, a acreditar no amor, a ter empatia… tudo isso através de páginas, linhas, palavras.

Foto ilustrativa da série de livros “Minha vida fora de série”

Ao pensar em livros eu não posso cometer a injustiça de citar apenas um que tenha me transformado de alguma forma, tendo em vista que eu acredito que cada livro me ensina algo, ao finalizar a última página de um livro eu já não sou mais a mesma pessoa que eu era no começo dessa leitura, eu chego ao fim dessa jornada transformada.

Foto ilustrativa do livro “O acordo” — primeiro livro da série Amores improváveis

“Minha vida fora de série” me transformou ao me trazer para o mundo da leitura. A série de livros “Amores improváveis” me transformou ao me dar uma visão de amor que eu não conhecia. O livro “Corte de espinhos e rosas” me transformou ao me mostrar que família não é necessariamente composta por quem tem o mesmo sangue que você mas sim por quem ama, por quem você daria a vida para ver feliz. Cosme, protagonista de “O barão nas árvores” de Ítalo Calvino, me transformou ao me mostrar uma nova visão de vida quando decidiu viver em cima das árvores, jurando nunca mais colocar os pés no chão. “A rebelde do deserto” me transformou ao me mostrar o quão necessário é ser forte e acreditar nos seus sonhos, indo atrás deles, mesmo a vida não sendo fácil. A cada livro eu tenho um novo aprendizado que irei levar para o resto de minha vida.

Foto ilustrativa do livro “O barão nas árvores”

Esses e todos os outros livros que já li me mudaram de formas distintas, proporcionando experiências, sentimentos e aprendizados diferentes mas sempre me tocando, me transformando. Todos esses livros tiveram o poder de fazer as palavras nas folhas não serem apenas palavras para mim, causando saudades, alegria, tristeza, sofrimento por pessoas que são fictícias para muitos mas que pra mim de alguma forma são reais. É isso que a leitura provoca em mim, ela me proporciona o apego por mundos e personagens que para muitas pessoas não passam de palavras. Enquanto eu escuto uma música que me lembra tal personagem ou vejo uma roupa que outro iria gostar, infelizmente tem pessoas que não apreciam esse ato, o ato da leitura, o ato que me mudou a cinco anos atrás, me muda hoje, e eu espero que me mude pelo resto da minha vida.

--

--