O sonho realizado… Minha experiência estética!

Diego Floriano
Iandé
Published in
3 min readMay 2, 2020

Desde criança meu pai me colocou em contato com esportes como futebol, tênis, natação. Mas nossa verdadeira paixão era a sociedade esportiva Palmeiras e o futebol. Comecei a ter noção de regras e contato direto com o futebol no começo dos anos 2000, quando eu tinha 8 anos.

Tive a oportunidade de ver todos os jogos da seleção brasileira campeã do Mundo em 2002. E desde então eu tinha um sonho: estar presente em uma Copa do Mundo…Em 2014 não consegui ingressos, me cadastrei mas não fui sorteado pela FIFA (órgão máximo do futebol)… enfim, uma frustração! Porém, em 2018 eu tive a oportunidade de embarcar para um país totalmente diferente do nosso, com uma história rica e uma cultura que não estávamos acostumados: Rússia. Conheci cidades como Samara e Kazan (onde a língua foi uma grande dificuldade, nos comunicávamos em hotéis, restaurantes, táxis através do Google Tradutor) e São Petesburgo e Moscou (cidades espetaculares, com uma riqueza histórica e lugares maravilhosos). Tive a oportunidade de acompanhar “in loco” Brasil x México pelas oitavas de final, Brasil x Bélgica pelas quartas de final (perdemos) e Bélgica x França pela semi final.

Não há emoção maior do que você cantar o hino do Brasil em outro país na maior competição de futebol do planeta, reunindo torcedores de 32 países, todos se reunindo na avenida da Praça Vermelha, amistosamente, confraternizando…Algumas fotos para explanar melhor os sentimentos que tive:

Imagens: Praça Vermelha (Moscou)/ Em frente ao estádio da Cidade de Kazan/ Em frente à Catedral de São Isaac em São Petesburgo/ Avenida que dá acesso á Praça Vermelha em Moscou
Pré Jogo — Brasil x México em Samara/ Pai e filho Russos divertindo-se com a gente no estádio e torcendo pelo Brasil contra o México/ Dentro do estádio da cidade de Samara antes do jogo Brasil x México/ Local onde ficava concentrado os melhores restaurantes de Kazan.

--

--