O vírus de ser palhaço

Pedro Lopes Tafarello
Iandé
Published in
3 min readApr 24, 2019
foto dos palhaços do projeto Alegria em Nova Iguaçu, notícia do site Tvprefeito.

Vírus é um organismo que se espalha pelo hospedeiro nos seus maiores momentos de fraqueza. É quando o organismo está com baixa imunidade que doenças virais são mais propícias de aparecer. Um vírus é em sua maioria contagioso, e basta um pequeno contato com ele para ele se espalhar pelo corpo todo. Dito isso, ser palhaço pode ser comparado a um de um virus devido ao quanto contagiante ele possa virar a ser. E a minha Experiência Estética, contará exatamente como e quando eu peguei o virus de ser palhaço.

Por volta dos meus 5 anos de idade, meu apêndice supurou e eu tive que ficar internado por uns 11 dias. Entubado, os médicos diziam para o meu pai que se eu tivesse adiado mais um dia para ir ao hospital, talvez nem a cirurgia conseguia resolver. Se não poder sair do quarto ou comer nada sólido já fosse ruim o bastante, minha vó veio a falecer graças a um tumor no pâncreas e meus pais tiveram que me deixar um tempo sozinho para ir ao funeral.

Contudo eu não ficara sozinho aquela manhã graças a uma visita inesperada, dois palhaços vestidos com jaleco de médicos foram me fazer companhia. Maquiados, um deles trazia um violão na mão e o outro uns balões. E naquela manhã, graças as brincadeiras e as canções, eu me livrava de toda negatividade em minha volta e ria.

Depois que eles foram embora meus padrinhos chegaram e eu nunca mais avistei aqueles dois palhaços, talvez eles nem se lembrem daquele dia, mas graças aquela visita, minha vida seguiu um rumo diferente. Graças a eles eu vi o poder de uma risada e de como isso pode mudar a vida de uma pessoa. O virus de ser palhaço me contaminou e eu decidi seguir esses passos. Prometi para mim mesmo que não importa o que eu faça, minha meta era fazer as pessoas rirem.

Como diria Victor Hugo “Nunca ninguém conseguirá ir ao fundo de um riso de criança.”, e nada poderia ser mais verdade. Depois daquele dia eu comecei a procurar maneiras de fazer as pessoas rirem. Todas as minhas escolhas de vida foram seguindo isso. Hoje, eu ja trabalhei como recreador em festas, hotéis e trabalho em acampamentos onde posso proporcionar aquilo que uma vez me proporcionaram

Imagens de Acampamento Iguanas (eu de palhaço)

Aquele dia eu me senti feliz apesar de todas as adversidades, e dois palhaços me forneceram essa experiência única. a risada move montanhas e muda vidas, e ninguém melhor que um palhaço para fornecer as melhores risadas. Até hoje eu não completei minha meta final que é me formar em um curso de clown e ser oficialmente um palhaço, para assim poder finalmente me tornar um doutor da alegria. Espero que com o percurso que eu percorri e com o caminho que eu ainda vou percorrer, vou conseguir contagiar mais pessoas com esse virus, assim como fizeram comigo.

--

--