OS OLHOS VÊEM O QUE A MENTE CRIA

Mariana cordeiro
Iandé
Published in
3 min readOct 16, 2017

TUDO ACONTECE POR UMA RAZÃO, UM MOTIVO..

Em 2015 eu me mudei para California, morei por quase um ano na cidade de San Diego. Essa experiencia mudou minha vida, mudou o modo com que eu me relaciono com as pessoas e vivo meu dia-a-dia.

San Diego foi a cidade onde eu me encontrei, para mim era como um sonho. O céu ficava mais rosa a cada por do sol, as ruas eram cobertas por coqueiros gigantes e o mar estava sempre por perto. As pessoas podiam andar pelas ruas sem medo, os motoristas respeitavam os pedestres, e por toda parte havia algo novo e interessante.

Na rua onde eu morava toda semana a rua ficava fechada, lá acontecem eventos diferentes, desde feiras orgânicas, festas onde crianças pintavam a rua inteira de giz, até mesmo jogos que eram realizados por toda a vizinhança. Realmente tudo isso é bem diferente de onde eu vivo hoje em dia.

Porém, no meio de tudo isso, no dia 18 de novembro de 2015 eu conheci uma amiga. Foi o “sem querer” que eu mais agradeço por ter acontecido na minha vida. Por uma palavra um português, no meio da entrada de uma moradia estudantil que eu e ela começamos a conversar. Ela tinha escolhido fazer intercâmbio em outro país, e chegou a ir pra lá, mas não se adaptou e mudou seus planos para aquela mesma semana na mesma cidade onde eu já morava.

Eu de São Paulo e ela do Rio de Janeiro, com um sonho igual, o de conhecer o mundo inteiro, principalmente o Hawaii. Sem duvidas nenhuma esse foi o motivo pelo qual o destino havia juntados nós duas, então decidimos ir, e em menos de alguns dias embarcamos rumo a Mauí.

Chegamos no Hawaii sem falar o inglês fluente, sem saber nada sobre o lugar, sem conhecer ninguém, apenas nós duas em uma ilha com uma enorme vontade de conhecer cada canto maravilhoso!. E foi exatamente o que fizemos, andávamos por horas, fomos para lugares incríveis, conhecemos pessoas de todos os lugares do mundo, sentimos tudo que Mauí podia oferecer.

Essa foto mostra o dia em que eu tive as melhores experiências da minha vida, junto de paisagens inexplicáveis, onde eu pude andar pelas praias mais bonitas que eu já havia ido na vida. Foi esse o dia que percebi que tudo que eu imaginava sobre o mundo poderia ser mais bonito ainda.

Porém, mesmo que eu tivesse tirado milhares de fotos, mesmo que eu as mostrasse para várias pessoas, ninguém jamais conseguiria realmente ver o que eu vi, ninguém estáva naquele mesmo lugar, vivendo aquilo com a mesma intensidade e carregando toda a bagagem de vida que pertence só a mim mesma.

O vento, nunca mais será o mesmo, a energia do lugar jamais será a mesma, a água nunca mais terá exatamente a mesma cor, o calor, a areia, o barulho, o cheiro nada disso, nunca mais, vai estar igual ao momento que foi capturado por mim, vivido por mim.dessa forma, eu jamais conseguiria colocar tudo isso em uma foto, o sentimento dessa foto é meu, e ficou lá.

Essa fotografia carrega uma lembrança muito boa, mas não me leva de volta ao momento exato, o que eu vi, como eu vi, tudo foi muito mais bonito ao vivo, muito mais autêntico do que eu vejo agora. Portanto, para mim, a real essência de uma foto não é a imagem em sí,e sim o sentimento, o contexto, tudo que envolve internamente e externamente a vida de quem a vê ou a tira.

MARIANA CORDEIRO, 41620714.

--

--