Performance no tapete verde

Karys Miki
Iandé
Published in
2 min readApr 29, 2019

Experiência estética de Karys Miki Takara, aluna de Rádio e TV (Turma BPM)

Aqui está uma rápida composição que foi inspirada nessa experiência:

Eu tinha 14 anos quando fui viajar num retiro de jovens da igreja que eu frequentava na época. Em um dia específico da viagem, era manhã, e passavam mil vozes na minha cabeça. Eu entendo agora que eram muitos sentimentos e acontecimentos com os quais eu precisava lidar, e que nada daquilo era fácil de entender. Minha mente estava profundamente atormentada.

Eu decidi então, naquela manhã, sentar na grama que havia naquele sítio do interior de São Paulo. Eu me encolhi como um dos tatuzinhos que andavam pelo verde, abaixei meu rosto e comecei a chorar. O pequeno morro em que eu estava sentada me proporcionava uma outra opção que julguei mais confortável depois das primeiras lágrimas — deitei no gramado fofo. Não só porque era macio, mas o verde era de um tom gostoso de se ver. O grande tapete me presenteou com uma surpresa: nuvens passavam e se cumprimentavam no caminho, quase que como uma dança coreografada só para mim. Uma performance que eu não teria visto se não tivesse me atrevido a sentir nas mãos a vida da grama. O sol aquecia o azul e os passos leves das bailarinas me fizeram sorrir, como uma criança que recebe a flor imaginária de um mímico bem-humorado. De fato me senti diante de um grande palco e de uma orquestra celestial.

Não descrevo o acontecimento como algo religioso, nem sequer metafísico; as nuvens dançavam para mim como se eu fosse uma delas e elas como nós. Tiro a religião de cena definitivamente quando penso que muito se resolveria se tivesse deixado os livros sagrados de lado antes. São poucas as vezes que me levanto a cabeça para olhar para o céu, mas nunca mais senti que merecia olhar para a magnitude do palco azul e a dança das nuvens. É bom relembrar desse momento, e não me apraz pensar que jamais irei voltar àquele lugar de contemplação, mas espero pacientemente pelo dia em que receberei outro sutil convite à esse evento majestoso.

--

--

Karys Miki
Iandé
0 Followers
Writer for

Studying Communication (Radio & TV) at Faculdade Armando Álvares Penteado