Poesia Preto e Branco

por Giu Nascimento

Giulia Nascimento Silva
Iandé
2 min readOct 13, 2018

--

(Print dos Créditos da Video Poesia)

Ao final deste texto lhes apresento uma vídeo poesia. Este vídeo começou somente com a poesia, é claro, e dela veio essa vontade de representar com imagens, com cores, o que eu estava por meio do poema representando.

Contudo, ao filmar as partes de plantas, no Jardim Botânico de São Paulo, tive uma outra experiência, dentro da experiência da poesia, eu obtive um contato com a natureza que há muito não obtinha, que me trouxe uma sensação de calma e de relaxamento, quase como a sensação que eu senti ao final da poesia, mas com um cheiro maravilhoso de orvalho, cheiro este que me lembra à bons momentos de infância.

Contudo, destes momentos vale apenas a menção, e aqui prossigo ao relatar a sensação de colocar tintas em meu rosto. Eu sempre tive o desejo pela tinta, desde pequena sempre que eu podia eu pintava, e me sujava, por mais que eu tentasse evitar isso. Porém, com o passar dos anos, meu tempo diminuiu, e minha vontade por pintar fora substituída por “coisas mais sérias” por assim dizer. Mas essa poesia me fez tomar contato, e aqui digo literalmente, com essa parte a algum tempo adormecida.

Então, aquilo que começou como somente uma vídeo poesia se tornou mais do que isso. Se tornou um lembrete de que a vida não é somente feita de coisas sérias, que aquilo que lhe dá prazer, somente pelo puro prazer de fazer, de criar, é válido.

Além disso, essa vídeo poesia se tornou um lembrete também para que eu pare. Pare em meio à correria do dia a dia e observe as plantas, e que, se preciso, eu então vá a um parque ou a um jardim, para poder cheirá-las e respirar o ar que esquecemos existir: o ar mais puro, que nos ajuda a deixar a ansiedade de lado.

Poesia Preto e Branco por Giu Nascimento

--

--

Iandé
Iandé

Published in Iandé

Experiência Estética: A expressão de uma experiência vivida. Criações dos alunos da disciplina Estética ministrada pela professora Edilamar Galvão no 3o semestre dos cursos de Cinema, Cinema de Animação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas da FAAP