Felgueiras

Por Vitor Villar Barreto

Vitor Barreto
Iandé
2 min readOct 27, 2019

--

Felgueiras é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Resende, com 8,27 km2 de área e 319 habitantes

Me lembro bem do frio na barriga que senti quando cheguei aquela pequena aldeia, na qual meu avô foi criado. Na época, eu tinha 14 anos e era minha primeira viagem para conhecer essa parte da família, na qual para mim, era “desconhecida”.

Estrada a caminho de Felgueiras

Esses 7 dias morando em Felgueiras, foram os mais especiais para minha formação como pessoa e como neto, pois era o sonho do meu avô que eu e meu irmão visitássemos onde ele passou sua infância. Nessa viagem, eu senti como é realmente viver longe dessa civilização caótica que vivemos hoje. Um local onde, prédios não existem, onde muitas casas ainda são de pedra, onde o vizinho não viaja e pede pra você cuidar do cachorro dele, e sim de suas ovelhas.

Casa de pedra em Felgueiras, antiga freguesia portuguesa do concelho de Resende
Vila na freguesia portuguesa do concelho de Resende

Essa experiência me proporcionou vários momentos incríveis, mas, o que mais me marcou de tudo isso, foi que eu conheci uma parte da família na qual eu simplesmente me apaixonei e conheci um local que antes de chegar achei que seria a viagem mais chata e parada da minha vida e se tornou a viagem mais emocionante e divertida da minha vida.

Conviver com uma cultura tão diferente da minha e passar por várias situações muito simples, me mostraram o quão legal deve ser viver em um lugar onde, engarrafamentos, assaltos, e outros inúmeros problemas que passam todos os dias em São Paulo, não são comuns.

Minha visão de mundo foi completamente mudada. Antes, meu olhar sobre o mundo, e as coisas, era algo comum, como o de todos que vivem em grandes metrópoles. Depois desta viagem, consegui enxergar mais a simplicidade das coisas.

--

--