Quarentena — DIA 1

Ana Flavia Manfredini de Araujo
Iandé
Published in
2 min readMay 7, 2020

Era dia doze de março de 2020, há alguns dias, corria a notícia de que uma pandemia que tinha se alastrado pela Ásia e a Europa tinha chegado ao Brasil. No entanto, a manhã começou sem surpresas; banho, roupa, café, faculdade, aulas, até que, na última aula perguntaram:

— Professora, verdade que a semana de comunicação foi cancelada?

— Infelizmente sim, não teria como os palestrantes virem para cá, com o perigo de contaminação!

Mesmo assim seguimos, pitching de quarto semestre, almoço. Já em casa, minha colega de quarto diz:

— Ana, fiquei sabendo, por fontes confiáveis, que a FAAP vai fechar, por causa, do coronavírus. Parece que tem alguns alunos infectados.

— Será mesmo, Gabi?

— Tudo indica que sim!

Um tempo depois, minha mãe liga:

— Oi mãe!

— Ana, você viu o caos que está São Paulo?

— (risos) Sim mãe, uma loucura, possivelmente a FAAP feche, por uns dias, parece que tem uns aluno doentes!

— Não acredito! Veja como vai ser, melhor você vir embora!

— Calma mãe! Nada certo ainda, podem ser só boatos, vou ficar de olho!

— Tá bom! Beijo!

— Beijo! Tchau!

Faculdade, de novo, dessa vez, trabalho. Lá pelas dezessete horas, recebemos um comunicado dizendo que a faculdade ficaria fechada pelos próximos cinco dias, para que fossem discutidas as possibilidades:

— Gente não vai ter aula até terça!

— Mentira!

— Acabei de receber o comunicado também!

— Graças a Deus! Vou poder fazer minhas coisas atrasadas!

— Dá pra gente terminar o trabalho nesses dias!

— Verdade! Vamos embora então? Já tá tarde!

De volta em casa, falando com a Valentina, outra colega de quarto:

— Valen, você viu que não vai ter aula até terça?

— Hull! Ana, acho que vou pra casa! (risos)

— Jura! Eu acho que vou ficar, prefiro, é mais calmo pra eu pôr a matéria em dia!

Mando mensagem pros meus pais:

— Não vai ter aula até terça, FAAP fechou!

— Sério, Ana! Eu sabia! Melhor você voltar então!

— Ah não, mãe! Vou ficar, são poucos dias, e eu to com umas coisas atrasadas, prefiro ficar e fazer tudo.

— Ana tá feio o negócio! Eles vão estender isso!

— Não sei, não! Além do mais, eu rendo melhor aqui, qualquer coisa eu vou na quarta!

— Tá bom! Você que sabe!

No dia dezesseis de março, a FAAP comunicou que as aulas não iriam voltar, e que aguardavam o pronunciamento do estado, sobre o fim da quarentena. Desde então o comércio fechou, temos aulas online e as notícias não pararam. Nesse momento que escrevo, os dados indicam que morreram aproximadamente oito mil pessoas, vítimas do coronavírus, só no Brasil; e, por incrível que pareça, há pessoas que acham que é só uma gripezinha ou um plano maléfico para dominar o mundo. Em meio a pandemia, a política brasileira, a cada dia, está mais próxima do colapso. E eu, aguardo os pronunciamentos do estado.

--

--