Segóvia

Gustavo Rabello Nabhan

Gustavo Rabello Nabhan
Iandé
3 min readMay 30, 2020

--

Vista da cidade de Segóvia com montanhas ao fundo

Eu nasci e cresci em uma selva de pedra onde nada se destaca, tudo é igual, o mesmo concreto, as mesmas ruas, os mesmos postes, então quando fui para Segóvia, vi um mundo novo completamente diferente do que estava acostumado. A matéria favorita do meu avô sempre foi história, ele gosta de tudo relacionado a ela, não importa o lugar, e com isso sempre me encorajou a apreciá-la e estudá-la. Ela logo se tornou a minha matéria favorita, sempre gostei da era medieval, cavaleiros, castelos, e aprendi a apreciar o clássico e o diferente da mesmice que temos hoje em dia.

Eu e meu avô em Portugal (Acervo Pessoal)

Esse ano, 2020, surgiu a oportunidade de viajar para a Europa com meu avô, fomos para Portugal e Espanha, e uma cidade em específico deixou uma marca em mim, por sua história, suas paisagens e arquitetura, essa cidade é Segóvia na Espanha. Uma pequena cidade, cerca de 30 minutos de trem a noroeste de Madri, devido a sua localização, com os anos ela sofreu muitas invasões e influências de culturas diferentes, e com isso ela tem um pouco de tudo, muralhas medievais, uma igreja românica, uma palácio real e uma catedral gótica, e essas diferenças que trazem um charme para a cidade. Seu centro histórico está quase completamente preservado, pelo menos as fachadas, mantendo as características de uma cidade antiga europeia, fazendo com que ela se tornasse um patrimônio mundial da UNESCO.

Aqueduto de Segóvia construido pelos romanos (Acervo pessoal)

Embora tenha passado pouco tempo lá, tive a oportunidade de ver alguns de seus pontos turísticos mais importantes e marcantes, como o Aqueduto, o Alcázar e a Catedral de Segóvia. Nesses pontos você consegue ver claramente as influências dos diferentes povos que ocupavam aquela região, o Aqueduto que claramente mostra suas influências da ocupação romana no ano século I a.C.,.

O Alcázar, um castelo muito marcante na cidade, teve início como uma fortificação romana e em seguida islâmica, mas após a reconquista do território pelo reino de Leão, por volta do século XII se deram início as construções do que temos hoje. Seu exterior é muito característico do estilo romano medieval, contudo, seu interior apresenta muitas influências dos povos mouros, em sua decoração e divisão de cômodos.

Alcázar de Segóvia (Imagem da Internet)
Catedral de Segóvia de perto na esquerda e a catedral e a cidade vista do Alcázar na direita (Ambas de acervo pessoal)

Essa viagem me marcou muito porque a cidade mesmo com o seu exterior preservado, mantendo suas raízes e seu “charme de cidadezinha europeia”, ela ainda se desenvolveu bastante, com redes de fast-food, cafeterias, lojas de eletrônicos e escritórios, tudo dentro dos prédios antigos que foram modernizados e adaptados para os dias de hoje. Isso chama muito a atenção pois, São Paulo tem muita história, é uma cidade formada por estrangeiros e podemos perceber isso em alguns bairros, mas a maioria das construções originais foram demolidas para dar espaço para as novas estruturas de concreto idênticas a todas as outras, uma pena, porque com a destruição dessas estruturas, perdemos parte do charme e da história da cidade.

Eu ao lado do Aqueduto de Segóvia

--

--