Seja bem-vinda novamente, Mayara.

Mayara Nunes
Iandé
Published in
2 min readApr 15, 2019

Eu já passei por isso antes. Mas será mesmo?

Minha experiência estética se trata exatamente deste momento. Vou utilizá-la como uma oportunidade de reflexão dos sentimento e sensações que é experienciar pela segunda vez uma mesma experiência anteriormente vivida.

Hoje, estou a reexperimentando. Em 2015, foi a minha primeira vez na aula de Estética, com a professora Edilamar, na FAAP.

Fundação Armando Álvares Penteado / Campus São Paulo.

Pois bem, descrever a primeira vez não é tão simples. Sinto que as lembranças vão se apagando gradativamente, conforme crio novas opiniões, sensações e resultados.

Tento me recordar do meu eu presente naquela vez, a primeira. Posso afirmar que não haviam metade das preocupações e responsabilidades que existem hoje. Nem sequer consciência do todo. Eu vivia o dia atual, sem muitas perspectivas — não que sejam defeitos, certo ou errado, apenas retratando a minha fase de vida de um passado recente. Lembro também da empolgação presente daquela fase… Início de novos relacionamentos e rotina… Quem não se empolgaria?

Apesar de empolgada, a experiência da aula de Estética era apenas mais uma das muitas que eu tinha na grade. Sem ofensas e sendo sincera, meu foco principal na época nem se quer eram as aulas. Me interessavam ainda menos as interdisciplinares — não há motivos concretos para isso, pelo menos, não que eu me recorde. O fato é que a Estética, foi apenas mais uma das matérias difíceis e que me exigiria mais do que eu estava disposta a dar, e essa era uma realidade consciente.

Em um intervalo de 4 anos, muita coisa mudou… Principalmente, meu eu interior. Pouco ainda resta do que fui , mas foi o que fui que me tornou o que sou (complexo, não?). E a aula de Estética, mudou tanto assim para me proporcionar uma experiência tão diferente?

O fato é que o meu momento atual (de muitas responsabilidades, preocupações, objetivos e metas), quem eu sou hoje e a importância que dou à essa experiência em questão, fazem com que ela seja totalmente diferente.

Com isso, chego à conclusão que as experiências estéticas estão diretamente relacionadas com a nossa fase de vida. Mais do relacionadas à própria experiência em si, se trata de você. Um exemplo prático disso… Ao pular de Bumg Jump hoje e em 20 anos repetir a experiência, no mesmo local, com a mesma companhia, sob uma mesma altura, seriam experiências totalmente diferentes; não seriam?

Bumg Jump — imagem retirada do Google.

--

--