Percepção de Moda
Por Mariana Mendes
Todo ser humano, quando criança, abre um leque de opções para escolher uma profissão, ficamos entre astronauta, policial, bailarina, e no meu caso, uma estilista de moda. Gostava muito de desenhar e meus pais sempre me incentivaram a desenvolver essa habilidade, quando fui crescendo, comecei a ter mais contato com o mundo da moda. Aos 15 anos meus pais me levaram à loja do estilista Arthur Caliman, onde muitos de seus desenhos são expostos nas paredes e vitrines. A delicadeza e a exuberância do tracejado me inspiraram a buscar novos conhecimentos e ao sair da loja comprei um livro chamado Desenho de Moda Técnicas de Ilustração para Estilistas da Michele Wesen Bryant que ensina como desenhar uma roupa com a modelagem de um corpo.
Esse primeiro contato com um livro de uma estilista, me mostrou que a moda é muito mais do que a maioria pensa, ela pode ser capaz de contar as características principais de uma época, como por exemplo na Pré-História quando os humanos vestiam peles de animais e quanto mais apetrechos (como dentes e garras) mais empoderamento aquela tribo possuía perante as outras. Essa descoberta auxiliou em muitas pesquisas arqueológicas. Revistas voltadas para esse mundo são as que possuem maior capacidade de demonstrar essa percepção. As tendências criadas por essa indústria e fotografadas para serem postadas por esses veículos, são um mero reflexo do que uma sociedade, em sua maioria, está consumindo.
A moda se assemelha em alguns aspectos com a arte, ambas são influenciadas pelo contexto sociológico, social e político em que estão. Assim como os artistas, as pessoas se vestem, em sua maioria, inconscientemente, da maneira que desejam expressar sua personalidade, ideais e cultura. Sendo assim, com o pouco que aprendi sobre essa indústria, comparado com a complexidade que ela é envolvida, alterou minha percepção de arte e de representação da sociedade, demostrando que é passível à muitas outras revelações que só podem ser apuradas se conhecidas a fundo.
Mariana Aparecida Mendes, aluna de Publicidade e Propaganda.