Tokyo 2018

Luiza Parente
Iandé
Published in
2 min readApr 22, 2019

Após longas 32 horas de viagem cheguei no pais em que sonhava conhecer, o Japão. Li diversas matérias, vi videos no YouTube, assisti programas na TV e nada disso chegou perto do que foi literalmente pisar em um sonho. Fascinada desde o primeiro momento, chegamos no aeroporto com uma receptividade sem igual, mesmo não conseguindo comprar nem sequer uma agua sem saber se de fato aquilo era uma agua mesmo, e foi assim com absolutamente tudo até o final.

Antes de ir, tinha certeza que iria ficar angustiada por estar em um lugar onde não entenderia nada, nada mesmo, mas isso me proporcionou a quebra de uma barreira e sem duvidas inúmeras risadas, passei a confiar 100% no meu “sexto sentido”, mesmo ele falhando diversas vezes ao longo desses 15 dias, me sai muito bem. Foi a primeira vez que tive que deduzir coisas somente pela embalagem e pelas figuras que faziam parte dela, consegui entender que tudo que tinha o numero 1, significava que era realmente um bom produto.

Tokyo é uma metrópole silenciosa, os metros, ônibus e ate ruas de baladas e bares são discretas e pouco movimentadas por fora, não existem mesas nas ruas ou áreas de fumante externo. Isso me chamou atenção, você não pode fumar em qualquer lugar da rua, existem pontos em que você pode mas caminhando ou em frente estabelecimentos isso não é possível porem dentro de restaurantes, como lanchonetes, é autorizado o uso dentro, me fazendo refletir em como a cidade acontece dentro dos lugares. As famosas salas de karaokê são na maioria das vezes exclusivas para uma ou duas pessoas, não existindo salas com grupos de pessoas diferentes, e por fora, são pequenas janelas que para quem não conhece passa completamente despercebida.

Apesar de super moderna, a cidade carrega um grande lado histórico e fazem questão de enaltecer sua cultura desde as pequenas coisas ate as maiores. Os templos espalhados pelo Japão são as coisas mais lindas do mundo, sempre com guias e pessoas dispostas a explicar a historia do local, os templos estão em perfeito estado! O mais fascinante é que mesmo com desastres naturais nada se abalou.

Cada segundo no pais foi mágico, o choque entre a nossa cultura e a deles foi algo que vou levar para a vida toda, a cidade de Tokyo me trouxe experiencias como ver obras do Rodin bem de perto, comer em balcões dentro de metros, ruas extremamente limpas, respeito e muitas coisas divertidas e diferentes.

--

--