TPOC

Apenas um desabafo

Giovanna Khouri
Iandé
2 min readMay 18, 2022

--

Por Giovanna Khouri

Sabe o que é querer desligar seus pensamentos por nem que seja cinco minutos e ficar apenas aos sons do ambiente, isso é o que o TPOC sem controle não permite ocorrer.

O Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsivo, mais conhecido como TPOC, representa preocupações excessivas quanto à ordem, perfeccionismo e controle, causando sentimento de auto cobrança exacerbado, perda de foco e, em piores casos , crises de ansiedade.

Recebi esse diagnóstico em 2021, depois de uma noite mal dormida, acordando de súbito às cinco horas da manhã com crise de ansiedade. No meio para o final do ano, onde as provas e trabalhos da faculdade batiam na porta e a quarentena não dava nem um sinal de término. Imagine, todo dia, acordar em seu local de trabalho e lazer, por meses não saber o que é sair de casa por não saber o que vai acontecer.

Contudo, não é só isso. Para pessoas que não possuem TPOC é normal pensar que após horas, dias, semanas de trabalho o corpo e mente precisam descansar. Para mim, isso não fazia sentido, sempre me perguntando “ Como posso descansar, se há tanta coisa para fazer?” e assim foram os meus dias, até que no dia 29 de setembro ocorreu o burnout.

Basicamente, desde de quando era criança eu me cobrava, nunca foram meus familiares, apenas meu psicológico. Imagina descobrir que seu receio de errar ou de não ser bom o suficiente é tudo, de maneira indireta, culpa sua. Percebi que durante esse tempo que se não tivesse ocorrido esse fatídico episódio nunca descobriria o TPOC, já que sempre me falavam “Olha como ela é esforçada”, deixando de lado amigos, família, lazer, apenas focando em ser boa o suficiente para os meus próprios critérios, e eu te pergunto, como isso poderia ser ruim?!

--

--