Trabalho Voluntário

Victoria Fonseca
Iandé
Published in
2 min readApr 23, 2019

Por Victoria Freitas Fonseca

Todos sabem que ser voluntário é ajudar sem esperar nada em troca, mas vivenciar um trabalho voluntário, é muito mais do que uma ajuda, vai muito além desse sentimento.

Ao longo da minha vida tenho feito vários trabalhos voluntários, e todos que já participei, me fizeram perceber o quão privilegiada sou.

Conheci pessoas, que com tão pouco, são felizes, generosas, que honram suas vidas, independente das dificuldades. Conheci diversas crianças e ouvi diversas histórias que inspiram qualquer um.

Elas me contaram seus desejos. Uma quer apenas colocar dinheiro dentro de casa, a outra quer conseguir brincar sem ajuda de aparelhos, um quer ser independente e o outro ser acolhido pelos amigos e não ser zoado porque não é igual a eles. São as coisas mais simples, que quem tem, não sabe dar valor.

Eu e meus amigos em 2016 na instituição Rainha da Paz que cuida de crianças com necessidades especiais

As vezes não podemos fazer tudo, mas o pouco que fazemos já é muito. O dia que tiramos para ajudar o próximo, não é ocupar tempo, é ter compaixão.

Cada trabalho, é uma explosão de sentimentos diferentes, nunca esquecerei o que essas pessoas me fizeram sentir, cada palavra falada por elas é um aprendizado, é gratidão por estar ali.

Vivenciei coisas que jamais esperaria, fiquei chocada com inúmeras histórias, chorei de angústia por não poder solucionar todos os problemas, mas todos esses sentimentos, me fizeram evoluir.

Trabalho voluntário da minha antiga escola em 2016 e 2017 :)

Fazer diferença na vida de alguém, é exatamente o que procuramos quando fazemos trabalho voluntário, promover bem-estar, alegria, queremos crescer e evoluir à partir de nossas diferenças.

Em um mundo cheio de tristeza, continuamos a buscar dias melhores, onde se preocupar com o outro deveria ser normal, ser solidário deveria ser um dever, isso deve fazer parte do ser humano. Nada do que se faça será suficiente para retribuir o aprendizado que se recebe. Levo lições para a vida toda, aprendo e sou transformada toda vez que faço trabalho voluntário, e cada trabalho é um privilégio único.

--

--