Trilha ao topo do monte Roraima

por Gustavo Bernuci Develey

Guga Develey
Iandé
4 min readJun 1, 2020

--

Depois de pensar bastante em algum momento o que poderia usar como minha experiência estética cheguei a conclusão que sem dúvida foi minha a última viagem que eu fiz, a caminhada do monte Roraima. Esta viagem foi um momento muito marcante para mim pois unia duas coisas que eu amo muito, natureza e fotografia.

Esta viagem consistia em uma caminhada total de 7 dias em um percurso de aproximadamente 100KM. Para começar a viagem me reuni com minhas duas primas, meu tio e meu irmão mais velho em São Paulo, dali pegamos um voo até Boa Vista a cidade com aeroporto mais próximo da fronteira com a Venezuela, lá passamos uma noite em um hostel e no dia seguinte partimos de carro com a agência contratada para atravessar a fronteira e chegar na Venezuela, ficamos no carro por mais ou menos duas horas e meia até chegar, atravessando a fronteira nos reunimos com outras pessoas que iriam fazer a caminhada com a gente, no total éramos um grupo de 10 pessoas lá fomos recebidos pelos guias que iam nos acompanhar pela caminhada.

Essa era nossa equipe completa.

Com o guia fomos de carro até o ponto onde começava a caminhada, e começamos a andar cada um com sua mochila nas costas. Logo de cara já me apaixonei pela paisagem e nem podia imaginar o que encontraria ao chegar no topo, o primeiro dia foi uma caminhada de mais ou menos 10 km durante 4 horas (eu parava de 5 em 5 minutos para tirar uma foto) embaixo de um sol absurdo. Foi um percurso bem cansativo mas muito legal ao mesmo tempo, então chegamos ao primeiro acampamento. Onde os guias já montavam as barracas e preparavam o nosso jantar. No dia seguinte acordamos bem cedo tomamos café da manhã e seguimos para a próxima caminhada, até o próximo acampamento.

No total foram 3 dias de caminhada para chegar no topo, cada dia ficava mais difícil pois o quanto mais perto do monte mais íngreme e intenso ficava o percurso, a subida final foi a mais intensa pois algumas partes tivemos que praticamente escalar, mas valeu a pena cada passo pois finalmente chegamos ao topo!, porém a caminhada não termina por aí pois lá em cima tínhamos que caminhar mais uma hora aproximadamente para chegar até o ponto do acampamento que ficamos por dois dias.

No topo, tínhamos vários passeios para fazer um mais bonito que o outro, uma coisa muito engraçada que percebi caminhando por lá e que a paisagem realmente se relacionava a algumas cenas do filme “up altas aventuras” que teve seu cenário baseado no monte Roraima.

Depois de muita caminhada, finalmente chegou a hora de voltar, eram mais dois dias de viagem até chegar à base de onde iniciamos. Eu e mais três dos amigos que fiz durante a viagem fomos os primeiros a chegar,Foi uma viagem incrível e que rendeu várias fotos para registrar esta experiência

Fotos/ Arquivo pessoal

--

--