Troca de experiências

Lucas Neves Kumagai
Iandé
Published in
2 min readNov 23, 2019

A troca de experiências estéticas realmente amplia a visão de mundo.

Antes de entrar para o ensino médio sempre estudei em escolas “de bairro”. Todo mundo morava perto e praticamente todo mundo pensava igual sobre as coisas. Vez ou outra apareciam opiniões contrárias mas quase sempre se encerravam em uma breve discussão rasa. Quase todo mundo até então havia tido as mesmas experiências sobre o mundo. O que mudou totalmente após meu ingresso no ensino médio no IFSP (instituto federal de São Paulo).

Era tudo muito novo quando eu entrei. A escola era muito maior do que a anterior pelo fato de ser uma universidade também e pela primeira vez eu tive que pegar transporte público diariamente, pois enquanto que eu morava na Zona Sul de São Paulo, a escola ficava na Zona Norte.

Eu entrei no IFSP com uma visão de mundo totalmente diferente da que eu saí de lá depois de quatro anos. Acredito que um dos motivos pelos quais eu mudei bastante foi o de ter a oportunidade de conversar com diversos universitários logo quando eu entrei no ensino médio, pelo fato da escola também ser universidade. Outro motivo foram os professores que eu tive lá. Enquanto que em algumas matérias quase não tivemos aula ao longo dos quatro anos por falta de estrutura e verba, em outras matérias os professores davam a aula como se fosse a última da vida. Um exemplo que vem agora à mente era as simulações de debate que haviam nas aulas de sociologia e filosofia.

Porém o motivo mais importante pelo qual eu tenho certeza que eu mudei bastante, foi a convivência com os mais diversos tipos de pessoas durante o curso. Na minha sala mesmo havia uma diversidade enorme de religião, etnia e classes sociais o que gerava uma enorme quantidade de pensamentos diferentes, coisa que eu não havia experimentado até então.

Coisas simples, por exemplo, como não usar o termo “gay” como um adjetivo pejorativo nunca passariam na minha cabeça com devida importância se uma amiga gay que fiz ao longo do curso, não tivesse me avisado sobre.

Eu não trocaria a experiência que eu tive no IFSP por nada, se pudesse voltar no tempo reviveria tudo do mesmo jeito, mesmo tendo que ver aulas com guarda chuva pois quando chovia caia água na sala e mesmo tendo um ensino tão defasado quando comparado a outras escolas. O contato e convívio que tive com todas as pessoas que eu conheci durante o ensino médio me fizeram uma pessoa muito melhor do que eu seria sem as experiências delas.

Nossa turma tendo aula com um doguinho na sala

--

--