Um passo mais perto da Pixar

Pietro Bernardi
Iandé
Published in
5 min readApr 6, 2018
Meu trabalho para o segundo desafio da Pixar — Rolling Teapot.

A estética de um artista sempre é bem definido. Do grego, aisthésis: percepção, sensação, sensibilidade, a estética em si, é um ramo filosófico que tem como objetivo o estudo da natureza da beleza artística. No ramo da animação 3D, um dos estúdios que foram pioneiros em estabelecer uma certa forma e beleza para o segmento foi a Pixar, em 1995 com o lançamento do primeiro longa-metragem completamente em 3D, Toy Story.

Cartaz do filme Toy Story 2

Logicamente, houve muito estudo até se chegar no visual que Toy Story projetou em 1995. A Pixar, antes disso, realizava uma série de curtas-metragens, com o intuito de estudar a tecnologia que tinha em mãos e definir a melhor forma de se criar arte visualmente bela através de um computador.

No ramo da computação gráfica, há diversos artistas, modeladores, animadores, riggers (responsáveis por criarem um esqueleto do personagem para o animador manipular), Look Developers, entre outros. Eu me considero um Look Developer, e se traduzirmos de maneira literal a função desse artista é Desenvolvedor do Visual. É o artista responsável por definir a estética de uma composição.

Estudo pessoal de Look Development

Tendo isso em vista, sempre realizo meus estudos pessoais para aprimorar minha arte. Entretanto, as vezes é possível ficar sem rumo, sem saber o que elaborar. Mas a minha ociosidade não durou muito. A empresa dos meus sonhos e a de muitos colegas, realizou uma competição de Look Developers. O objetivo? Iluminar, texturizar e dar vida a uma cozinha de maneira foto realista.

Modelo da cozinha entregue aos participantes

A cozinha nos foi entregue completamente desprovida de luz e cor, era nossa tarefa vesti-la com tais elementos a fim de definir, da maneira de cada um, uma estética foto realista ao modelo. A minha pegada, porém, foi o que me deixou de fora dos finalistas, não trabalhei nessa cozinha de maneira foto realista, mas sim, cartoonizada.

Minha cozinha finalizada.

Apesar de não ter vencido o desafio, muitos me consolaram alegando que estava ótima, eu só segui uma estética diferente. Isso me fez perceber que cada artista se apropria de uma beleza que lhe é mais conveniente. Mas que isso não deve afastá-lo da ideia de experimentar outros visuais. Foi ai que o meu estudo para alcançar a estética foto realista começou.

Primeiro estudo foto realista que realizei

Comecei a treinar e a mergulhar de cabeça na internet para possíveis dicas e ensinamentos de como se atingir uma imagem com características que parecessem uma foto e não uma imagem gerada por computador. Sendo o primeiro estudo, fiquei feliz com o resultado, entretanto, alguns meses a mais já são suficiente para notar falhas e possíveis melhorias que poderiam ter sido feitas. Mas ao notar essas falhas, eis que surge o segundo desafio proposto pela Pixar! Obviamente fiquei empolgadíssimo para ver o que era.

Modelo entregue aos participantes do segundo desafio

O objetivo do segundo desafio era o mesmo do primeiro porém com um adicional. Iluminar, texturizar e colocar o modelo oferecido em um fundo, como uma foto real, de maneira com que o modelo parecesse realmente estar lá. Esse bônus pegou todo de surpresa, inclusive a mim, mas a sensação de estar sendo desafiado e competindo com outros milhares de artistas era o suficiente para me dar a força de vontade de querer ser o melhor! Retomei todos os estudos possíveis de foto realismo e apliquei no novo modelo.

Meu trabalho para o segundo desafio da Pixar — Rolling Teapot.

O resultado me agradou muito, hoje, é um dos trabalhos dos quais eu mais tenho orgulho de ter realizado e um dos mais bonitos do meu acervo, na minha opinião. Entretanto, não foi dessa vez que cheguei aos finalistas. Realmente, a concorrência estava muito forte. Mas isso não me faz querer desistir, me dá mais ânimo de continuar e de provar a mim mesmo que um dia serei eu o finalista desses desafios. E esse gás gera uma segunda consequência: a minha fome de estudar todas as estéticas possíveis em diversas cenas, podendo desenvolver o meu portfólio e criar um verdadeiro acervo artístico com meu nome. Não posso deixar de mencionar que a minha obra para a Pixar pode não ter sido vencedora, mas foi parar no trending do Artstation, uma plataforma que reúne o trabalho de milhões de artistas ao redor do mundo.

A Pixar é uma grande ambição para mim, cresci com ela e continuo a crescer, espero realmente um dia fazer parte daquela equipe composta de verdadeiros talentos do mundo da animação. E quem sabe um dia, criar imagens tão magnificas quanto a de seu mais recente filme, Coco, vencedor do Oscar de melhor animação em 2018.

Cena do filme Coco — Disney . Pixar

“O fracasso não é um necessariamente um mal. Na verdade, não é mal algum. É uma consequência necessária de se fazer algo novo.” — Ed Catmull

Meu mais recente trabalho:

--

--