Uma semana… uma vida de aprendizado

Pedro Groba
Iandé
Published in
3 min readApr 18, 2018
Jardins do Palácio de Versailles.

A exatamente três semanas atrás eu estava admirando esta visa. Acho que não é possível expressar em palavras as sensações que tive ao observar tanta riqueza e preservação ao mesmo tempo.

No dia 28 de março eu havia desembarcado em uma das cidades, de acordo com o mundo, mais belas de todas. Essa não foi a primeira vez que tive a oportunidade de estar em solo francês, porém, em minha idade atual, pude aproveitar experiências que jamais havia sentido.

Catedral de Notre-Dame.

Antes de mais nada, creio que devo concordar com o ditado popular: Paris é de fato a cidade mais bela que já conheci. Claro que existe razão por trás dessa afirmação. Não seria possível uma cidade possuir tal título sem que a mesma desejasse possuí-lo. A manutenção das áreas urbanas, o interesse de apreciação dos museus, a simplicidade e sofisticação dos transportes públicos,a preocupação com a educação e o bem estar social só poderiam culminar em uma cidade única

Museu do Louvre.

Apesar dos museus, monumentos e passeios, talvez uma das minhas coisas favoritas tenha sido simplesmente andar pela cidade. Pode parecer algo banal para muitos leitores, porém o melhor de paris muitas vezes se encontre na simplicidade. Esteticamente a cidade é bela, a concepção de urbanismo e de arquitetura como arte, compõem uma característica visual de uma cidade pausada no tempo porém sempre atual.

Paris talvez seja o melhor exemplo de como conciliar desenvolvimento e conservação.

Ao voltar, mesmo depois de três semanas, ainda me sinto encantado como a valorização de cultura e costumes históricos é importante. Não é possível existir desenvolvimento sem que haja uma percepção do que é necessário ser preservado, valores, virtudes, ideais.

Jardim de Luxemburgo.
Jardins do Palácio de Versailles.
Torre Eiffel.

--

--