Viagem, amigos e vitórias

Pedro Sampaio
Iandé
Published in
2 min readApr 16, 2018

Era o ano de 2016, nada de diferente acontecia em minha vida, até que eu recebo uma ligação que transformaria o meu ano. Era o presidente de clube de polo em que eu jogo, ele havia me ligado para me chamar para participar de alguns amistosos pela seleção brasileira na Europa. Claramente achei que fosse uma brincadeira, pois tinha certeza que havia gente muito mais capacitada que eu naquele momento, mas com certeza a felicidade não cabia em mim.

(time da seleção Brasileira de Polo. Acervo pessoal)

Enfim chegou o grande dia da viagem, eu estava indo para a Europa com alguns dos meus melhores amigos, para disputar um jogo pela seleção Brasileira, e é claro que não íamos perder a oportunidade de aproveitar e dar uma viajada.

Fomos para Barcelona, Praga, Berlim, Amsterdã e por fim Paris, claro que era tudo mito rápido, poucos dias em cada lugar, mas ninguém estava ligando para isso, tudo era motivo de diversão. Conheci lugares, pessoas, vivi momentos que nunca vou me esquecer. O mais legal foi a bagagem que essa viagem me deu, a troca de experiências, troca de culturas foi algo inesquecível.

Ao chegar em Berlim, fomos conhecer o muro de Berlim, um monumento que fala por si só, o qual traz tanta historia que não tem como olhar e não se emocionar. Por outro lado em Amsterdã, o que me surpreendeu não foi nenhum monumento, e sim a vida de seu habitantes, tudo lá e tranquilo, e a quantidade de bicicletas nas ruas é algo de se impressionar, é como os carros em São Paulo.

Quando chegamos em Paris, que era onde iriamos jogar, todos já estavam um pouco mais nervosos para ver o desfecho desse momento único para nos. Fomos em uma reunião com todas es equipes envolvidas, e saímos de lá com grandes amigos de diversas partes do mundo, todas as seleções eram representadas por jovens da mesma faixa etária, por isso já saímos da reunião todos como se nos conhecêssemos a nos. Estávamos todos no mesmo hotel, por isso na noite que antecedia os jogos, foi quase impossível se dormir, nos juntamos em um só quarto, 4 seleções de 4 cantos do mundo, se comunicando com 1 língua que só era falada por 1 desses 4 países.

O dia do jogo já não importava tanto a vitória como importava no dia que saímos do Brasil, pois a viagem já teria valido a pena de qualquer forma, mas acho que justamente por jogar dessa forma tranquila e leve que acabamos ganhando.

Essa viagem me possibilitou uma nova visão do mundo, tive contato com diferentes culturas, diferentes lugares, e uma viagem que tinha tudo para ser um momento de nervosismo para mim, acabou se tronando um momento de descontração e amizade, e é uma experiência da qual jamais esquecerei.

Pedro Petroni De Almeida Sampaio

Turma: 3FPN20182

Matricula: 41511869

--

--