Visitando as Minhas Origens

Vitor Sérpico
Iandé
Published in
3 min readOct 17, 2017

--

A minha experiencia estética está relacionada a uma viagem que fiz em Julho de 2016 para Espanha e Portugal, e em cada um desses Países eu tive a oportunidade de conhecer tanto a minha origem maternal que vem da Galícia quanto a minha origem paternal que vem do Porto.

Entrar em contato com as origens européias de meus pais, me fez compreender costumes, hábitos e traços de nossas personalidades enquanto indivíduos e família, pois a cultura esta também em nosso DNA, e pude ter certeza disso a medida que encontrei muitas semelhanças em minha família portuguesa de Portugal, com a minha família portuguesa que já vive há alguns anos no Brasil.

Na Galícia, nos Hospedamos em uma Província de Lugo que se chama Monforte Lemos, ficamos em um castelo que pertenceu aos meus ancestrais, a família de meu avô materno é Lemos e sua origem vem de uma antiga tribo celta, datada de 1.200 antes de Cristo.

Fomos acolhidos de forma muito especial nesse Castelo, quando nos identificamos como a Família Lemos do Brasil, a antigo construção que atualmente é tombada como Patrimônio Histórico da Galícia, funciona como um Paradeiro (hotel), e lá ficamos nos aposentos que no passado costumavam ser do Conde de Lemos.

Foi tão importante a nossa visita ao local, que uma Historiadora da região, fez questão de coletar informações sobre a ramificação lemos do Brasil, tal como fez questão de nos contar sobre todos os pontos e características dessa família na Galícia. E fiquei surpreso com as similaridades entre as atividades exercidas pelos antigos e que atualmente são exercidas pelos meus familiares, como por exemplo, eles eram donos de terras no tempo antigo e trocavam pedaços de terra por outras riquezas, hoje a família lida com loteamentos, outro exemplo, que as mulheres Lemos da Galícia eram doceiras e bordadeiras, e no Brasil, nossa família tem industrias de doces, além disso eram fortes na politica em seculos passados se no período mais contemporâneo termos tios que já foram prefeitos, senadores ou vereadores.

Já em Portugal, eu pude compreender melhor as minhas raízes portuguesas, já que minha avó materna nascida no Porto, em Portugal, chegou ao Brasil já com seis anos de vida, com minha bisavó e tia avó. Com isso eu cresci ouvindo da Bisa Maria o sotaque português e pude experimentar muitos pratos típicos portugueses nos almoços de domingo.

Estar em Portugal, fez todo sentido, pois eu me senti em casa, desde o idioma, até os tios e primos que eu pude conhecer e estabelecer um vinculo que antes não tínhamos pela distancia entre nossas casas.

Visitei a casa em que minha avó cresceu, comi frutas no sitio que a família sempre se reunia e ainda hoje se reúne desde outras gerações nas imediações do Porto, tomei vinho verde produzido na vinícola de um primo, visitei uma antiga fabrica de papel que pertenceu a meu Bisavô e vi fotos, quadros e ouvi histórias sobre quem eram os portugueses de quem claramente herdei muitas das minhas características pessoais.

O percurso entre a Galícia e Portugal, eu fiz de trem já que o Norte de Portugal, de onde se origina a família de meu pai faz divisa com a região da Galícia onde se origina a família de minha mãe, e é curioso pensar que eles vieram a se conhecer no Brasil.

Ao final da viagem saí com uma enorme bagagem emocional, muito feliz e realizado por ter conhecido as minhas origens, e vou procurar manter por mais uma geração, a dos meus filhos essa herança histórica de tradições tão ricas e interessantes, como são as que vieram de meus avós e pais.

--

--