IBM e COVID-19

Veja o que a IBM disponibilizou gratuitamente durante a pandemia para ajudar empresas e profissionais

Victor Shinya
7 min readJun 10, 2020
Fonte: Resposta da IBM ao COVID-19

Quando todos começaram a planejar o ano de 2020, praticamente nenhuma empresa colocou na pauta “COVID-19” ou algo similar. Quando a pandemia começou a avançar, cada vez mais, e impactou diretamente diversos negócios (e indústrias), muitos despertaram a necessidade de se adaptar com uma nova realidade — e isso inclui, empresas brasileiras que consomem serviços em dólar, que tiveram que reduzir gastos por conta da variação cambial.

“Dólar fecha em alta de 1,61%, a R$4,721, com a pandemia de coronavírus.”

— Fonte: UOL, 11/03/2020.

E para enfrentar esses tempos difíceis, diante da pandemia, no site oficial da IBM, a empresa disponibilizou recursos para ajudar, empresas e profissionais, a se adaptarem e superarem esse momento de tantas incertezas. Veja abaixo a lista dos principais serviços e, por fim, acesso ao site com todas as informações.

IBM Cloud

A IBM Cloud é a plataforma Cloud, desenhada para hospedar soluções das mais simples até as mais complexas, híbridas ou multicloud. Mesmo para uma simples hospedagem de um site, você tem disponibilidade de recursos para crescer o ambiente de acordo com a demanda e para criar camada de segurança, para proteger a sua plataforma digital.

IBM Cloud disponibiliza um plano gratuito, Lite, para testar e experimentar alguns serviços, como IA, Analytics, Databases, DevOps, Integration, Internet of Things e muito mais. Não é necessário cadastrar seu cartão de crédito.

E, nesta época, a IBM Cloud está disponibilizando recursos que podem ajudar a tirar um projeto do papel ou expandir o seu ambiente, como é o caso do VMware. Veja cada oferta e acesse o site para ter mais detalhes, como o promocode para habilitar na sua conta da IBM Cloud.

VMware

Um dos mais tradicionais virtualizadores no mercado. É comum ter um host dedicado com o VMware instalado para fazer a virtualização de ambientes para disponibilizar soluções.

A IBM está disponibilizando $500 USD em créditos, por 90 dias, para utilizar o serviço de IBM Cloud for VMware Solutions Shared, uma maneira mais fácil, rápida e escalável de trabalhar com workload VMware sem precisar investir grandes valores em CAPEX. Seja para mover o workload para a nuvem, implementar Disaster Recovery ou fazer transbordo, este serviço traz um custo baixíssimo, se compararmos com a compra de mais servidores físicos no seu datacenter.

Cloud Object Storage (COS)

Serviço de armazenamento de arquivos na nuvem e de dados não-estruturados. Muito usado para armazenamento de backups, online ou offline, e para guardar arquivos. Um exemplo de uso é o de depósito de imagens para treinar um modelo de reconhecimento de imagem com Tensorflow e executar em um aplicativo iOS com CoreML.

Na IBM Cloud, o COS é usado, por exemplo, para armazenar logs do serviço de Cloud Internet Service e para armazenar todos os datasets dentro do Watson Studio, como imagens, arquivos csv, zips e outros formatos de arquivos.

A IBM está disponibilizando um crédito de $1,500 USD para criar a sua instância do serviço. Esse valor seria suficiente para armazenar 10 TB de dados, 1 milhão de operações de escrita, 10 milhões de operações de leitura e 2 TB de download dos dados.

Virtual Server (no Virtual Private Cloud — VPC)

O VPC é um ambiente isolado dentro da IBM Cloud. Uma maneira de desenhar a sua solução com VMs, Load Balancer, VPN e outros serviços disponíveis no catálogo. Hoje o VPC na IBM Cloud já suporta o bring-your-own-IP (BYOIP) que permite adicionar prefixos IPv4 publicamente roteados e usar com recursos do VPC. Você consegue provisionar desde uma VM até cluster de Kubernetes ou OpenShift.

A IBM está oferecendo acesso a oferta de Virtual Server (VM) no VPC no valor de $500 USD, com validade em até 3 meses (após a ativação na conta). Esse valor equivale a 3 VM com 4 vCPU, 16 GB RAM, 8 Gbps de rede e 100 GB de disco (valores na página de Pricing).

IBM Watson Assistant for Citizens

O Watson Assistant é um dos serviços mais conhecidos, dentro das APIs do Watson na IBM Cloud, por oferecer uma estrutura simples na construção e treinamento de Chatbots e Assistentes Virtuais.

Como uma pessoa aprende com alguém ou algo, o Watson deve aprender com alguém para transmitir a mensagem correta para os seus usuários, e isso requer a quebra da estrutura de interação em Intenções, Entidades e Diálogo.

A digitalização da experiência de interação entre pessoa-empresa, ou mesmo facilitar o acesso a informação, pode ser feita com o Watson Assistant, e muito outros casos de uso.

Nessa pandemia, a IBM está disponibilizando uma solução criada com o Watson Assistant e treinada com informações sobre o COVID-19, para evitar o mal-entendimento e para entregar rapidamente respostas acuradas sobre a doença. Por 90 dias, as empresas que possuem um caso de uso com o COVID-19 podem solicitar no site para ter acesso a solução, incluindo suporte de um IBM Expert para ajudar na configuração da solução e ensinamentos sobre a ferramentas.

IBM Aspera on Cloud

O IBM Aspera on Cloud é a solução de transferência de arquivos entre nuvens e on-premises de maneira rápida, utilizando o protocolo de transferência de dados Fast and Secure Protocol (FASP).

A interface permite que você transfira dados a partir de drag-and-drop e crie fluxos automatizados de movimentação dos dados entre os endpoints do Aspera a partir de eventos (chamadas de API. A solução permite conectar com diversos storages da IBM Cloud, Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud Platform, além de disponibilizar um painel em tempo real com as atividades de transferência.

A IBM está disponibilizando 90 dias de IBM Aspera on Cloud gratuitamente.

IBM Demos (DTE)

Digamos que você esteja buscando um local para testar um determinado serviço, em ambiente sandbox. A IBM desenvolveu uma plataforma chamada IBM Demos para disponibilizar acesso a serviços e soluções, sem custos, e com a finalidade de disponibilizar acesso para aprender e testar a tecnologia. Hoje é possível ter acesso a três tipos de conteúdo: Vídeos, Tour e Laboratório.

  • Vídeo: Especialistas técnicos explicam as principais capacidades e casos de usos.
  • Tour: Passo a passo para aprender o conceito do produto, em um ambiente de demo.
  • Laboratório: Sequencia de atividades detalhadas para aprender o conceito do produto, em um ambiente de demo. Este pode incluir a integração de outros serviços, como é o caso do OpenShift com LogDNA.

Acesse e aprenda, em vídeos e na prática, novas soluções e serviços, como Cloud Paks, Kubernetes, Red Hat OpenShift, Watson Studio e muitos outros.

Call for Code (CfC)

Call for Code é uma iniciativa promovida pela IBM e David Clark para alavancar ideias e soluções para problemas climáticos. Diferente de outras competições, o objetivo é que o grupo vencedor implemente essa solução, através do programa Code and Response. Este ano o projeto incluiu uma categoria dedicado ao combate ao COVID-19. Até dia 31 de Julho, os participantes poderão se unir e enviar o seu projeto, para ajudar a pandemia do coronavírus ou para o combate as mudanças climáticas.

Commit to the Cause. Push for Change. Answer the Call.

A solução vencedora para cada desafio será anunciada em Outubro, e o prêmio é de $200,000 USD e a implementação da solução com o programa Code and Response (junto com os demais projetos vencedores dos anos anteriores).

Dúvidas? Acesse o FAQ.

E acesse o Slack para montar o seu grupo (caso não tenha), tenha acesso a mentores da IBM para dúvidas técnicas ou para quaisquer dúvidas do processo de avaliação.

Outras ofertas disponíveis

Veja outras soluções disponíveis no site oficial da IBM Cloud em resposta a COVID-19.

E este é o link para o site da IBM Brasil.

Referências

--

--

Victor Shinya

Enterprise Solutions Architect @AWS | Previously @IBMCloud @IBMDeveloper 🇧🇷