A fraude chamada Bitcoin Cash

iconomics
iconomics
4 min readAug 23, 2018

--

Código aberto e descentralizado trouxe mais vantagens à blockchain e Bitcoin do que se houvesse uma empresa ou organização por trás. Na verdade, a maneira como toda a rede da Bitcoin se construiu em torno dos mesmos princípios talvez seja inédito em qualquer campo da tecnologia. Mais inédito ainda se pensarmos em termos financeiros. Mas isso não impediu que um ou outro lixo tenha se criado. E o principal deles é a Bitcoin Cash.

Há literalmente dezenas de altcoins que utilizam no seu nome a palavra bitcoin. Muitas o fazem por serem baseadas no código original da Bitcoin, chamado Bitcoin Core. Outras utilizam apenas por marketing. Mas absolutamente nenhuma dessas tenta se passar como a “bitcoin original”. Nem tentam enganar novos usuários vendendo Bitcoin Cash (BCH) como Bitcoin (BTC).

De “Bitcoin Jesus” a anticristo, quem é Roger Ver

Antes de entendermos o problema, precisamos conhecer quem é o homem por trás de toda a polêmica. Roger Ver é reconhecido como uma das primeiras pessoas a realmente levar a Bitcoin a sério comercialmente. Seu site foi um dos primeiros a aceitar a criptomoeda como forma de pagamento e, estima-se, que ele chegou a possuir cerca de 450 mil Bitcoins.

Com a expansão do uso da Bitcoin pelo mundo de 2015 pra cá, o valor pago (fee) por uma transação aumentou muito, chegando a bater em 50 dólares. Com esses valores seria inviável utilizar criptomoedas para o pagamento de serviços e produtos, como um café. Ou o supermercado. Neste sentido, corretamente, Roger Ver levantou a bandeira da busca de alternativas mais baratas. Ou mesmo grátis.

A solução defendida por Roger seria o aumento do tamanho dos blocos, permitindo que mais transações fossem incluídas e reduzindo o custo. O problema que aumentar o tamanho do bloco exige maior capacidade de processamento dos mineradores, reduzindo o número de participantes e aumentando a centralização e controle da mineração. Péssimo para todos.

Saindo do controle: a criação da Bitcoin Cash

Ao perceber que sua solução não foi bem aceita e que não seria implementada pela comunidade de desenvolvedores da Bitcoin Core, Roger decidiu criar sua própria criptomoeda: a Bitcoin Cash. A Bitcoin Cash é um fork do código da Bitcoin que tenta resolver o problema da escalabilidade implementando blocos maiores. Para contextualizar, a comunidade de desenvolvedores de Bitcoin está trabalhando em soluções mais robustas do que apenas aumentar o tamanho do bloco, recomendo que você leia nosso artigo sobre Segwit e Lightning Network para entender mais.

Poderíamos dar créditos à Bitcoin Cash assim como todas as outras altcoins também recebem se não fosse alguns detalhes importantes: o principal parceiro de Roger Ver nessa empreitada se chama Jihan Wu, fundador da Bitmain. A Bitmain é a maior fabricante de mineradoras do mundo e dona de dois grandes pools de mineração, inclusive o AntPool, responsável por 13% da mineração de Bitcoins. Ou seja, se a Bitcoin adotasse blocos maiores, a Bitmain seria ainda mais valorizada por sua capacidade de processamento.

Para piorar, Roger Ver é dono do domínio bitcoin.com (apontamos o link para o site verdadeiro da Bitcoin) e vende através do site tanto Bitcoin (BTC) quanto Bitcoin Cash (BCH) sem deixar claro para os novos usuários qual criptomoeda ele está comprando e qual a diferença entre elas. Ainda que a marca “bitcoin” não seja registrada, seria como se alguém começasse a misturar água com açúcar e vendesse com o nome Coca-Cola. E divulgasse seu negócio como a “Coca-Cola verdadeira”.

[caption id=”attachment_2676" align=”aligncenter” width=”502"]

Palavras de Roger Ver: “Estamos trabalhando para consertar tudo isso e promovendo Bitcoin Cash como Bitcoin. Leva tempo até convencer todo mundo.”[/caption]

O que devo fazer com as BCH que comprei?

A resposta mais simples para a pergunta é: venda. Se você comprou Bitcoin Cash depois de ouvir a opinião de uma grande figura nas redes sociais comece a questionar as reais intenções dessa pessoa. A Bitcoin Cash tem grandes programas de recompensa para quem leva novos usuários.

Em curto prazo, assim como toda altcoin, BCH pode oferecer boas opções de trade. Em longo prazo já se especula que algumas exchanges irão removê-la das suas listas. O que causaria uma grande desvalorização.

Por fim, sempre tome cuidado com criptomoedas que se vendem melhores que Bitcoin ou que irão substituí-la. Ainda que existam altcoins que são melhores em um outro ponto, nenhum conseguiu se equiparar à Bitcoin até hoje.

--

--

iconomics
iconomics

Blockchain e criptomoedas. Simples, direto e em português.