Airdrop: uma maneira gratuita de ganhar criptomoedas
O título deste artigo literalmente responde o que é airdrop. Airdrop é uma maneira gratuita de ganhar criptomoedas. Pode parecer estranho, mas a ideia é muito simples: alguns projetos feito em cima da blockchain utilizam essa estratégia para divulgar seus projetos para potenciais usuários. Em última análise, airdrop é uma estratégia de marketing.
Por mais incrível que pareça, airdrop já existe há tempo. Se você possui uma carteira com Ethereum e outros tokens desta plataforma, pode verificar se, por acaso, não há algum token que “apareceu” nela. Claro, sempre há a possibilidade de recebermos tokens por engano. Porém, o mais provável é que alguma startup tenha lhe enviado alguns tokens para que você tome conhecimento do projeto. Quando isso acontece, é muito provável que você vá pesquisar sobre o token. Como você pode perceber, é uma estratégia de marketing similar a um link patrocinado do Facebook; quando nos interessamos pelo assunto, clicamos no link para saber mais. Claro, a diferença é que no caso de um airdrop, quem ganha dinheiro (tokens) é você, e não o Facebook.
Obviamente a estratégia da empresa não pára por ai. Caso você se interesse pelo projeto e crie um conta, por exemplo, é bem provável que você receba incentivo (tokens) para indicar o projeto para outras pessoas. O projeto dock.io utilizou esta estratégia de referral para atraír e conquistar mais usuários.
Como participar de Airdrops
Para começar, você deve possuir uma carteira (wallet) de Ethereum ERC20. Isto significa que não podem ser wallets de exchanges (como binance, ou kucoin). Exemplos de carteira que atendem a esse requisito são a MetaMask, a MyEtherWallet e a Ledger Nano S. A segunda dica é ter uma carteira ativa. Isso significa que não adianta criar diversos endereços para tentar obter mais tokens em um airdrop. O sistemas verificam se há ou não atividade em uma carteira antes de distribuir os tokens. A terceira dica é ter conta no Telegram e Twitter. Boa parte das startups que distribuem tokens querem que você compartilhe sobre elas nas redes sociais.
Se você participar de um airdrop, não se assuste com o tempo de espera para receber seus tokens. Normalmente o processo pode demorar até 2 meses. Você deve ficar atento a sua carteira para verificar se, de fato, os tokens entraram.
Muito cuidado com as fraudes
Como em qualquer situação, você deve estar atento para as fraudes. Assim como você nunca deve fornecer a senha do seu banco para ninguém, você também nunca deve fornecer a chave privada da sua carteira; se o evento de airdrop estiver solicitando este tipo de dado, pode ter certeza que é fraude.
Da mesma forma, nenhum evento de airdrop exige que você mande criptomoedas para algum endereço. Você já deve ter recebido aquele famoso email do príncipe nigeriano que só precisa de alguns milhares de reais para liberar uma conta milionária que ele irá dividir com você. Lembre-se: airdrop não é uma ICO.
Por último, sempre verifique diversas fontes para ter certeza que haverá mesmo um airdrop de um token. Você pode, por exemplo, olhar o site oficial do projeto, e/ou conferir os grupos de telegram que tratam de criptomoedas. Enfim, certifique-se que o evento é oficial antes de entrar numa roubada.