O que falta para a blockchain se popularizar?

iconomics
iconomics
3 min readAug 20, 2018

--

Vamos começar pelo óbvio: não temos dúvida de que blockchain fará parte da próxima revolução tecnológica e social. Já escrevemos vários artigos mostrando a potencialidade desta tecnologia. Porém, temos que ser realistas; ainda há muitas limitações e barreiras para que blockchain chegue no nosso dia a dia. Neste artigo, apresentamos o que falta para a blockchain se popularizar. Traremos os principais desafios as questões-chave que, se resolvidas, tornarão blockchain parte das nossas vidas.

Tamanho da Rede

Como qualquer rede descentralizada e distribuída, a blockchain só irá ter sucesso se, de fato, crescer. Quanto maior for a rede, mais segura ela fica (pois fica mais difícil um grupo “dominar” a rede, tendo a maior parte do poder computacional). Dito isso, a blockchain terá sucesso se pequenos participantes da rede tiverem real impacto sobre o todo.

Complexidade

Blockchain ainda é um tema complexo para o cidadão comum. Ainda falta criarmos uma camada de abstração para que qualquer pessoa consiga utilizar e se sinta segura com a blockchain. Fazendo uma analogia com a Internet, qualquer pessoa hoje acessa esta rede sem entender de protocolos de roteamento, pilha TCP/IP, dentre outros termos complicados que fazem a Internet funcionar.

Velocidade e Custo

Analizando-se casos de sucesso, como o do Bitcoin, podemos perceber que a rede ainda não está preparada para atender a tantas transações simultâneas; esse aumento na demanda está reduzindo a velocidade do fechamento das transações, bem como aumentando seus custos. O lado positivo é que já há muita pesquisa em cima destas questões. A Lightning Network é um exemplo disso.

Falhas de segurança

A regra do consenso, que diz que uma transação ou block é válido se 51% da rede confirmar, parece ser uma ótima solução em aplicações descentralizadas. Em uma rede muito grande, parece ser quase impossível que uma fraude ocorra, pois a própria rede irá invalidar a operação. Porém, com o crescimento de grupo de mineradores, não é impossível enxergar um cenário onde exista um conluio de mais do que 50% da rede. Caso isso ocorra, esse grupo poderia alterar a blockchain, trazendo prejuízo a milhares de pessoas.

Problemas de Governança

Não há dúvidas que a descentralização é uma característica positiva que a blockchain nos traz. Por outro lado, a falta de governança, por vezes, causa muito stress e brigas dentro das comunidades de desenvolvedores e usuários. Esses conflitos já causaram diversos forks nas redes atuais. Em outras palavras, nem sempre a descentralização é a solução para os problemas.

Mas…

Não queremos causar qualquer tipo de apreensão ou insegurança. Temos que entender que toda tecnologia passa por momentos de evoluções e mudanças até atingirem suas maturidades. Este artigo tem como objetivo ilustrar algumas das barreiras que a blockchain terá que vencer para se popularizar e chegar nas mãos dos usuários comuns. Acreditamos que é uma questão de tempo para que blockchain de fato se popularize e passe fazer parte do nosso cotidiano.

--

--

iconomics
iconomics

Blockchain e criptomoedas. Simples, direto e em português.