Os novos fundos de investimento em criptomoedas

iconomics
iconomics

--

Os primeiros 6 meses de 2018 estão se mostrando favoráveis para os fundos de investimento que se propuseram investir em Bitcoin e outras criptomoedas. A baixa do mercado, causada principalmente por uma longa correção após a rápida subida de dezembro de 2017, ajudou os fundos a se organizarem e atraírem novos investidores interessados em algo mais que especulação. De janeiro para cá, estima-se que foram criados 160 novos fundos de investimento em criptomoedas.

Quando as ofertas iniciais de moedas surgiram se apostou que seria o fim dos fundos, já que agora é possível que qualquer um invista diretamente no seu projeto favorito. Na verdade, o que se viu de lá para cá foi um novo tipo de fundo e o fortalecimento desse modelo de investimento.

A explosão dos fundos em criptomoedas

Aos poucos as criptomoedas estão ocupando seu lugar no universo financeiro, tanto como opção às ações quanto em mercado futuro. Não poderia ser diferente com os fundos de investimento. Junte isso à alta volatilidade característica das moedas digitais e a ambição de se conseguir altos ganhos e temos um novo ativo financeiro que deve caminhar lado a lado com o mercado financeiro tradicional nas próximas décadas.

Mas a explosão dos fundos em criptomoedas não se explica apenas por isso. Nos últimos dois anos os gestores de grandes fundos, como Andreessen Horowitz e Sequoia Capital, decidiram investir em criptomoedas com a intenção de diversificar seu portfólio e atender uma demanda cada vez maior dos seus próprios clientes. A verdade é que, os fundos tradicionais não se movem na mesma velocidade da blockchain e a pressão por essa diversificação costuma ser externa.

Do outro lado vemos novos fundos surgirem voltados exclusivamente às moedas digitais com a intenção de se tornarem o Warren Buffet das criptomoedas. Na China, o Hashed transformou 600 mil dólares em 250 milhões em apenas 30 meses. Ou seja, ingredientes de alta volatilidade, aumento da procura e ICOS levantando milhões em poucas horas fazem dos novos fundos de investimento em criptomoedas a El dorado dos nossos dias.

Onde os fundos de investimento em criptomoedas estão investindo

A estratégia de um fundo de investimento em criptomoedas é semelhante a qualquer outro fundo tradicional. Os gestores costumam estabelecer uma taxa de entrada, que pode variar entre 10 e 25% do capital, ou uma taxa de administração mensal, que costuma ficar entre 1 e 2%. Também há uma taxa de sucesso, calculada apenas sobre o lucro, que varia entre 10 e 30%, dependendo da política de cada fundo.

Segundo pesquisa da Autonomous Next, os fundos criados nos EUA costumam focar em ICO e pre-ICOs. Alguns se dividem em investir em startups que utilizam blockchain, num modelo mais de venture capital, e outros diretamente nas criptomoedas. Por fim, há aqueles que seguem um mix de várias estratégias.

Quando participar de um fundo

Fundos de investimento em criptomoedas podem oferecer um grande retorno para o seu capital. Mas também podem ser sua ruína. Assim como o investimento direto em criptomoedas, há algumas dicas básicas para serem seguidas antes de participar de um fundo: diversifique suas opções, não invista todo o seu dinheiro em apenas um lugar. E pesquise quem são as pessoas e seus interesses por trás do fundo. Fuja de retornos altos e rápidos, ainda que sejam possíveis, são raros e você pode estar caindo em um golpe.

Um fundo de criptomoedas pode ser mais uma opção para seus investimentos à medida que você já conhece esse universo. Ou pelo menos acredita na tecnologia e no potencial da blockchain e quer que alguém que já conheça cuide dos seus investimentos. No fim, é matemática básica: você quer sair com mais bitcoins do que entrou.

--

--

iconomics
iconomics

Blockchain e criptomoedas. Simples, direto e em português.