Quais criptomoedas estão apenas seguindo o mercado

iconomics
iconomics
4 min readAug 21, 2018

--

Nos últimos meses temos vivido uma das maiores correções no preço das criptomoedas. Depois de dobrar de valor em apenas noventa dias, partindo de 9 mil dólares até quase 20 mil dólares, a Bitcoin despencou para menos de 6 mil. No dia de hoje (21 de agosto) está valendo pouco mais de $6440,00.

Mas essa montanha-russa de preços não é exclusiva da Bitcoin. Praticamente todas as outras criptomoedas acompanham o mesmo comportamento. Isso nos faz questionar: quais criptomoedas estão apenas seguindo o mercado? E quais realmente existem independente dele?

Analisando o histórico de preço das 200 maiores criptomoedas listadas no Coinmarketcap estabelecemos uma relação entre elas e o mercado, a Bitcoin e as TOP 20. A ideia é responder às seguintes questões:

  • Quais criptomoedas estão correlacionadas ao mercado?
  • Quais criptomoedas estão correlacionadas à Bitcoin?
  • Quais criptomoedas estão menos correlacionadas ao mercado?
  • Quais criptomoedas estão menos correlacionadas à Bitcoin?
  • Qual a correlação entre as TOP 20 criptomoedas?

Para responder essas questões foi utilizado os últimos 2 anos de informações de preço e considerado apenas moedas com pelo menos 120 dias de histórico. O método utilizado foi o de coeficiente de correlação de Pearson.

Quais criptomoedas estão correlacionadas ao mercado?

Utilizando o coeficiente de correlação de Pearson foi definida a diferença entre o tamanho de mercado total e o tamanho de mercado de cada criptomoeda. Para o cálculo estar correto, foi descontado do mercado total o mercado da criptomoeda cada vez que uma criptomoeda foi calculada, assim evitou-se uma contagem duplicada:
Resto do tamanho de mercado =
tamanho de mercado total — tamanho de cada criptomoeda
Feito isso, definiu-se que a escala de correlação ficaria entre -1 e 1. Se o coeficiente for 1, significa que a criptomoeda irá acompanhar os movimentos do mercado. Se o coeficiente for -1 significa que a criptomoeda irá fazer o inverso do movimento do mercado. Já próximo de 0 (zero) não encontrou correlação entre a criptomoeda e o mercado.
75% das 200 maiores criptomoedas tem uma correlação de 0,67 ou mais.
50% das 200 maiores criptomoedas tem uma correlação de 0,80 ou mais.
Isso significa para grande parte das criptomoedas, se o mercado subir, elas sobem junto. Se o mercado cair, elas caem junto.

Quais criptomoedas estão correlacionadas à Bitcoin?

Aplicando o mesmo modelo descrito acima, mas relacionando o preço de cada uma das TOP 200 criptomoedas com o preço da Bitcoin, chegamos à seguinte conclusão:
75% das 200 maiores criptomoedas tem uma correlação de 0,44 ou mais.
50% das 200 maiores criptomoedas tem uma correlação de 0,67 ou mais.
Isso significa que para boa parte das criptomoedas, se o preço da Bitcoin subir, elas também irão subir. Se o preço cair, elas caem junto. Por outro lado, notamos que a correlação entre criptomoedas e Bitcoin é mais fraca que a correlação entre criptomoedas e o mercado.

Quais criptomoedas estão menos correlacionadas ao mercado?

Para responder essa questão podemos listar as moedas que mais se movem no sentido contrário ao mercado ou que menos são impactadas por ele:

Quais criptomoedas estão menos correlacionadas à Bitcoin?

A mesma tabela agora aplicada às criptomoedas que estão menos correlacionadas ao preço da Bitcoin:

Há mais criptomoedas com o coeficiente negativo em relação à Bitcoin do que em relação ao mercado. Os principais forks da Bitcoin, como Bitcoin Cash, não aparecem na lista.

Qual a correlação entre as TOP 20 criptomoedas?

[caption id=”attachment_2657" align=”aligncenter” width=”980"]

Clique na imagem para ampliar[/caption]

Entender a relação entre as TOP 20 criptomoedas pode ajudá-lo a criar um portfólio de investimento capaz de não sofrer com a grande volatilidade do mercado. Seguindo a tabela acima, podemos perceber que há uma pequena correlação entre Bitcoin e Vechain, por exemplo. Isso significa que, em teoria, investir nas duas criptomoedas é mais seguro que investir em Bitcoin e Ethereum.

Limitação do modelo

O coeficiente de correlação de Pearson é um modelo que considera apenas a relação linear. Por outro lado, há muitas relações que não são lineares, podendo ser polinomial, exponencial, etc. Nesses casos Pearson simplifica essas relações.

Neste estudo foi utilizado Pearson para simplificar os dados. Em todo caso, suas decisões de investimento devem considerar outros fatores de risco e sua própria análise. Lembrando que o mercado de criptomoedas é altamente volátil e você não deve investir mais do que está disposto a perder.

Originalmente publicado por Anthony Xie. Traduzido e adaptado por iconomics.

--

--

iconomics
iconomics

Blockchain e criptomoedas. Simples, direto e em português.