[Dev]DemoDay iDEXO — Flexsas

iMasters
iDEXO Developers
Published in
2 min readApr 17, 2018

Começou hoje o Demoday Técnico da primeira turma do iDEXO, instituto de coinovação mantido pela TOTVS, SOLUTi e Banco ABC Brasil.

A Flexsas, startup que visa mudar radicalmente a forma como é feita a oferta e demanda de espaços de armazenagem no Brasil foi a primeira a apresentar seu ambiente técnico e sua evolução nos 3 meses de imersão no iDEXO.

A Startup usa a tecnologia para integrar espaços vazios em armazéns, com a demanda da indústria e do varejo para essa armazenagem.

A integração básica entre armazém e os "embarcadores", já existe, mas o desafio da Flexsas é buscar onde está o espaço vazio, o armazém mais bem localizado para cada situação e com o melhor preço.

O WMS dos armazéns já estão conectados à base da Flexsas. Cada integração de um armazém requer validação e homologação da Flexsas. O contrato é simplificado através de assinatura digital. Além do contrato entre o armazém e a startup, existe um contrato digital entre o armazém e o embarcador.

O fluxo foi apresentado por Rafael Garcia, Co-Fundador da Startup, no slide abaixo. Todos os dados do fluxo são transferidos usando XML.

Rafael Garcia apresenta os requisitos funcionais da startup

Para dar suporte a inovação, a Flexsas optou por usar Angular JS destacando a escolha por questão de produtividade. "Como nós não temos uma ideia do tamanho da demanda do mercado, nos preparamos para o cenário de maior demanda, e o Angular nos dá essa segurança" disse Luis Martinez, outro fundador da startup.

Como Banco de Dados, foi escolhido MySQL, justificado pela bandeira open-source e pela grande comunidade no Brasil. O protocolo de segurança, como recomendação do iDEXO, é o OAUTH 2.0.

Diagrama de requisitos não funcionais da Flexsas

Como grande desafio da Flexsas, está uma plataforma utilizando bigdata para gerar informações dos espaços disponíveis em tempo real, utilizando API RESTFull, e recomendar rapidamente a melhor posição e melhor preço para quem está procurando o espaço.

--

--