500 dias: de estagiário a sócio

Vitor Ramos
4 min readMar 21, 2019

--

Vitor Ramos, Partner & Sales @ idwall

É muito importante começar este artigo dizendo o quão importante está sendo este momento da minha carreira. Tudo que for escrito nesta página representa somente o grande interesse de passar alguns dos conhecimentos que adquiri neste período e compartilhar um pouco da minha experiência nestes 500 dias trabalhando em uma startup em Hyper Growth.

O primeiro passo desse processo foi dado no dia 31 de outubro de 2017, meu primeiro dia dentro da idwall — uma startup que trabalha com segurança de cadastro e busca revolucionar a forma com que o brasileiro lida com sua identidade e suas informações. Na época, a empresa não tinha mais do que 20 pessoas no seu quadro de funcionários e o novo escritório tinha acabado de ser inaugurado, ou seja, tudo ainda estava nos primeiros passos de estruturação e crescimento (momento incrível para começar em uma empresa).

Desde o primeiro dia, eu sempre deixei muito claro para o Lincoln (CEO e co-fundador) quais eram as minhas aspirações de carreira, ou seja, sempre me direcionei para a gestão de pessoas e o grande objetivo de me tornar sócio.

1. Assumindo grandes responsabilidades

Se eu pudesse dizer somente um ponto como fundamental para meu desenvolvimento dentro do time de vendas, seria: assuma responsabilidades e corra atrás de resolver o problema.

Foi sempre esse mindset que eu tive desde o começo com o José Estan. O meu foco estava totalmente direcionado em aliviar as atividades que dependiam dele e conseguir ao máximo levar todos os pontos com uma solução bem encaminhada (isso nem sempre funciona, viu?) para que cada vez mais as atividades ficassem ligadas a mim e os resultados pudessem ser potencializados.

Esse foi o mindset responsável por ajudar muito no meu crescimento pessoal. Afinal de contas, conforme eu conquistava a confiança dos meus pares, ainda mais atividades eram passadas para mim e, no final das contas, eu tinha mais espaço para demonstrar meu potencial e meus resultados — o que vou usar de gancho para o próximo ponto que quero comentar.

2. Resultados valem mais do que qualquer palavra ou promessa

Esse pensamento parece simples e claro, mas na verdade temos o costume de nos desvirtuarmos na trajetória e gastarmos energia com atividades que não irão trazer resultado expressivo para a empresa. Portanto, gosto de ressaltar um ponto muito importante para quem está começando: foque 200% no resultado que você pode trazer para a empresa, depois você pensa nas demais atividades.

Foi com esse pensamento que eu comecei a construir uma imagem sólida e consistente de resultados positivos em vendas, o que foi fundamental para a minha rápida efetivação e crescimento diretamente como profissional de vendas. Com esses resultados evoluindo de forma positiva, passei a conseguir me dividir ainda melhor em atividades diversas e que geraram impacto em outras frentes da empresa.

Apesar desses pontos serem super interessantes e positivos para o negócio, nada é viável se você não estiver fortemente comprado com a cultura do ambiente de trabalho, e isso está ligado com o próximo fator que eu gostaria de compartilhar.

3. Seja a cultura da empresa ou saia dela

Parece um pouco forte dizer que você precisa ser a cultura da empresa ou sair dela, né? Mas a ideia dessa frase é justamente entender o que é melhor para você mesmo e o que faz você se sentir realizado no dia a dia.

Não existe nada pior do que trabalhar em um ambiente em que você não se sente confortável ou em que as pessoas não são receptivas por qualquer que seja o motivo, e isso impacta diretamente no seu desempenho cotidiano.

Na idwall, estamos sempre concentrados em criarmos um ambiente diverso e inclusivo, focando muito em compartilhamento de conhecimentos e crescimento conjunto.

Isso sempre fez parte do meu dia a dia, desde quando fiz parte da FEA Júnior USP, empresa júnior da faculdade de administração da USP. Foi por causa desses pontos que eu passei a buscar diariamente me tornar um reflexo do que tratamos como nossa cultura organizacional. Dessa maneira, não só me sinto em casa estando no escritório como a história de se sentir em família torna-se completamente verdade, algo que julgo como fundamental para ter apresentado os resultados que me trouxeram até aqui.

Antes estagiário, agora sócio, sempre parte do dream team.

Se deixassem, eu passaria algumas centenas de linhas descrevendo cada ponto que foi importante para minha caminhada até este momento de carreira que estou vivendo, mas acredito que os mais importantes já reforcei neste artigo.

A ideia central que considero como um grande resumo da minha trajetória até aqui é: assuma responsabilidades além do mínimo que for direcionado para você, traga resultados acima da média e viva intensamente a cultura da empresa. Esses foram os elementos que impulsionaram a minha carreira e fizeram com que eu, no dia 15 de março de 2019, me tornasse um dos sócios da idwall, uma empresa formada por um time apaixonante.

Junte-se ao #dreamteam! Clique aqui e veja nossas vagas abertas.

--

--

Vitor Ramos

Partner | Key Account Sales Executive & Account Development Representative