IDwall e o Movimento Empresa Jr.

Lincoln Ando
idwall
Published in
3 min readMay 28, 2018

Pouco eu conhecia do Movimento Empresa Júnior (MEJ) antes de vivenciar algumas experiências dentro da IDwall, pois no período em que estive na UNICAMP o MEJ não estava no porte em que se encontra hoje, mas comentários nos corredores já surgiam sobre o que representava um movimento com potencial de transformar jovens universitários em grandes líderes no futuro.

Ao meu ver, esse futuro chegou e você vai entender os três fatores que me fazem acreditar neste ponto.

Foi por volta de Agosto de 2017 que tivemos a primeira experiência de trazer um profissional que havia vivenciado atividades dentro do MEJ. O José Estan fez parte da Poli Júnior (empresa júnior da faculdade de Engenharia da USP) em 2008 e entrou para o nosso time com a responsabilidade de construir a área de vendas e de Business Development. Em um segundo momento tivemos mais uma entrada, dessa vez foi o Vitor Ramos, estagiário do time de vendas que tinha acabado de encerrar seu ciclo como Vice-Presidente da FEA júnior USP (empresa júnior da faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP). Mais dois ex-empresários juniores entraram para o nosso time na sequência, a Heloisa, ex-gerente de RH da FEA júnior USP, veio para completar o time de Pessoas e Cultura como estagiária para Recrutamento, já o Alan entrou para o nosso time de validação de documentos e carrega a experiência de ter feito parte da Mecajun (empresa júnior de Mecatrônica da Universidade de Brasília).

Em todas as pessoas acima, identificamos três fatores em comum:

1 — Responsabilidade

É visível que, ao menos na experiência da IDwall, os empresários juniores saem ao mercado com uma mentalidade de grande responsabilidade e com boa noção de priorização das atividades, fatores fundamentais para uma Startup no estágio em que nos encontramos. Essa mentalidade com relação à responsabilidade é construída com base em experiências práticas complementares ao conhecimento dos livros e dos materiais didáticos, afinal, a característica básica de uma empresa júnior é o fato dela ser gerenciada única e exclusivamente pelos alunos da graduação de uma instituição de ensino. Portanto, o que temos são jovens sem nenhuma experiência assumindo grandes responsabilidades sobre o gerenciamento de pessoas, gestão financeira e foco estratégico para manter uma empresa sustentável e ativa.

2 — Senso de urgência

Assim como já comentei da mentalidade ligada à responsabilidade frente às atividades, os ex-empresários juniores chegaram até a IDwall com um senso de urgência aguçado, graças à velocidade necessária para o desenvolvimento das atividades enquanto o aluno encontra-se imerso na realidade da empresa júnior, em média o aluno passa somente dois anos dentro da empresa e precisa construir algo novo e atingir metas agressivas, o que não seria possível sem um senso de urgência e priorização bem desenvolvido.

3 — Espírito de líder

O espirito de liderança é um fator extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer empresa, pois é necessário que pessoas assumam responsabilidades sobre atividades e lutem pelo mesmo objetivo da empresa.

Sem dúvida, a experiência que tive com os ex-empresários juniores foi marcante, tudo isso, pois ao gerenciarem uma empresa e assumirem responsabilidades muito novos, tudo de forma voluntária, mostra que eles não medem esforços quando acreditam em uma causa e te-los compartilhando do sonho da IDwall torna tudo ainda melhor.

Hoje olho para trás e vejo o quão importante foi a oportunidade de atrair estes talentos para fazerem parte do Dream Team da IDwall. Continuamos na torcida para que esse movimento cresça cada vez mais, treinando e empoderando jovens.

Obs: Na IDwall, valorizamos muito a diversidade em todos os níveis (background, formação, cultura, raça, cor, gênero, orientação sexual etc…), então é extremamente importante que todos entendam que essa, de forma alguma, deve ser uma forma de selecionar candidatos em um processo de seleção. Este texto é uma forma de reconhecer a importância e apoiar esses movimentos nas universidades :)

--

--