#vidadeidwaller: conheça a história do Pablo Carvalho

idwall
idwall
Published in
4 min readAug 25, 2022

Todos os idwallers têm pelo menos uma coisa em comum: eles abraçam a missão da idwall de fazer a diferença através da tecnologia, construindo relações de confiança. Mas os idwallers também têm paixões, hobbies e objetivos únicos que, direta ou indiretamente, trazem pontos de vista e experiências diferentes para o time.

É isso que mostramos no especial #vidadeidwaller! Nesta edição, conheça mais sobre o Pablo Carvalho, Software Enginner na idwall!

Conte um pouco sobre você!

Eu sou o Pablo, pernambucano de nascença, mas já morei no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e agora estou em São Paulo. Minha mãe era da Informática (como chamavam o mercado de TI há não muito tempo) e, por causa disso, eu acabei ficando fascinado pela área desde pequeno.

Me formei em Engenharia da Computação pela UFPE, já trabalhei em multinacionais e em uma fintech antes de vir pra idwall, em 2019, onde entrei com o cargo de Desenvolvedor Backend Senior. Me encantei pela empresa e enraizei por aqui!

Além de programação, acho que meus maiores interesses são board games, música (mais especificamente canto… nunca recuso um convite para karaoke) e artesanato (origami, crochê, bordado, costura, feltragem… e o que mais aparecer pela frente).

Qual sua missão na idwall e como ela se conecta com seus interesses fora dela

Eu cheguei na idwall em 2019 para fazer parte do time de Background Check, responsável pelo produto de mesmo nome e que é um dos carros-chefe da empresa. Quando entrei, o time era composto por 4 pessoas e hoje somos mais de 40.

Nesse intervalo, me aprofundei no conhecimento sobre a plataforma e nossos serviços, além de auxiliar no desenvolvimento de novas features e na manutenção das existentes, sempre priorizando qualidade sobre agilidade, mas sem comprometer cronogramas.

Ultimamente eu tenho me afastado um pouco das tarefas de programação e me voltado mais a usar o conhecimento que adquiri nesses 3 anos de empresa para participar dos processos de decisões estratégicas da área e mentorar as demais pessoas da equipe em suas tarefas, dando direcionamentos e alertando para eventuais pontos de atenção, possibilitando entregas mais ágeis e com mais confiança na qualidade.

Confesso que inicialmente tive medo dessa mudança, mas agora eu fico feliz e orgulhoso de ver o crescimento do time, não só em número de pessoas, mas principalmente em maturidade e capacidade técnica, e saber que, de certa forma, fui uma parte importante nesse processo. É uma experiência ótima para mim, e acredito que para o resto da equipe e, consequentemente, para a empresa como um todo.

Como você vivencia a cultura da idwall na prática

Muitas empresas têm o costume de ter algumas palavras-chave que resumem seus valores. Sempre achei isso chiquérrimo e, em cada empresa que trabalhei, gostava de tentar memorizar essas palavrinhas. Não que fosse conseguir lembrar na semana seguinte, mas era divertido lembrar, nem que fosse por um dia.

Na idwall, lembro que trabalhei uns 3 meses sem ter procurado saber quais eram os valores da empresa. Quando vi pela primeira vez, foi tão coerente com o que era vivenciado no dia-a-dia que até hoje lembro deles sem grande esforço. Fazer acontecer, colaboração, diversidade, coragem, confiança e felicidade não são valores que a gente pretende alcançar, mas sim um resumo do que vemos sempre à nossa volta.

Desses valores, talvez o que seja mais fácil de identificar, seja a colaboração. Conseguimos criar um ambiente seguro para que as pessoas possam realizar suas tarefas da melhor forma e sem medo de errar, pois temos processos de qualidade e revisão de código que conseguem interceptar boa parte dos problemas antes que cheguem em produção.

Os erros são sempre apontados como uma oportunidade de melhoria e aprendizado, sem julgamentos. Além disso, sempre nos dispomos a compartilhar conhecimento e aprendizados, favorecendo o crescimento de todas as pessoas da equipe.

Compartilhe um desafio que você já enfrentou na idwall e quais foram os resultados

Crescimento. Quando cheguei na idwall, éramos pouco menos de 90 pessoas na empresa. Hoje, 3 anos depois, já somos mais de 400. Mas não crescemos só em número de pessoas. Nossos produtos estão em constante evolução, com novas features surgindo a todo momento.

Nossa base de clientes também cresce junto e, consequentemente, o volume de dados que processamos diariamente. Hoje, a taxa de requisições a que atendemos chega a números que nem imaginávamos até pouco tempo atrás.

Foi um bom desafio melhorar a escalabilidade dos nossos sistemas para acompanhar o crescimento acelerado da empresa, mas conseguimos chegar em um nível de maturidade em que não só atendemos ao volume atual, como também nos comprometemos a ficar sempre um passo à frente, nos preparando para o crescimento que ainda vamos ter pela frente.

Quais são os idwallers que te inspiram e qual a importância de trabalhar com pessoas inspiradoras

Essa é beeem difícil. Tantas pessoas inspiradoras à minha volta que não conseguiria citar só uma ou mesmo fazer uma lista reduzida. Pessoas dispostas a ajudar quando temos dificuldades, pessoas que não têm medo de encarar desafios, que agem com leveza e bom humor mesmo nos momentos mais complicados…

Trabalhar com pessoas assim mudou a visão que eu tinha de ambientes de trabalho. Hoje não vejo mais como um lugar onde executo atividades que surgem, mas sim um lugar onde vou sempre ter oportunidades de aprender coisas novas e compartilhar conhecimento, contribuir com a evolução dos nossos produtos e ainda me divertir no processo.

Continue acompanhando nosso Medium e também nosso Instagram para ler as próximas edições do #vidadeidwaller e conhecer um pouco mais quem são as pessoas que compõem o nosso time! E se você também quer abraçar a missão da idwall, clique aqui para conferir as vagas em aberto.

--

--

idwall
idwall
Editor for

Estamos revolucionando as relações de confiança por meio da primeira plataforma de identidade digital all-in-one. Vem fazer parte do nosso time!