#vidadeidwaller: conheça a história do Vinicius Mesquita.

idwall
idwall
Published in
5 min readSep 26, 2022

Todos os idwallers têm pelo menos uma coisa em comum: eles abraçam a missão da idwall de fazer a diferença através da tecnologia, construindo relações de confiança. Mas os idwallers também têm paixões, hobbies e objetivos únicos que, direta ou indiretamente, trazem pontos de vista e experiências diferentes para o time.

É isso que mostramos no especial #vidadeidwaller! Nesta edição, conheça mais sobre o Vinicius Mesquita, Head of Operations na idwall!

Conte um pouco sobre você

Sou um apaixonado por tecnologia desde que me conheço por gente! Ao longo da minha carreira, passei desde manutenção de computadores e redes até me encontrar em desenvolvimento de software. Trabalhei em empresas de segmentos variados, mas meu foco sempre foi mercado financeiro no geral. Em 2013 decidi que era minha hora de empreender, então entrei de cabeça e acho que foi uma das melhores decisões que eu já tomei na vida. Ter seu próprio negócio é desafiador e te força a sair da “casinha”. Um dia eu estava codando um app para um cliente — e no outro dia estava falando com um advogado sobre contratos variados. Essa experiência ajudou a me conhecer melhor, e também percebi que tenho uma certa habilidade para resolver problemas.

A minha base tecnológica me ajuda a unir objetivos do negócio com os desafios de tecnologia — e é exatamente isso que eu faço hoje na idwall atuando com Operações.

No meu tempo livre, gosto de aproveitar com a minha família. Vivo com a minha esposa, meu filho de 11 anos, a Juju, minha cachorra e nossos 8 gatos (rsrs) — todos animais de resgate. Sempre pratiquei esportes, como skate e futebol, mas, atualmente, estou dedicando bastante do meu tempo para estudar música e estou pirando demais! Acredito que seja a melhor forma de meditação que já funcionou pra mim (e olha que eu já tentei várias). Meu gosto musical é bem variado, escuto bastante rap, reggae, rock (e suas vertentes) e sou um entusiasta de música eletrônica no geral.

Vinicius com a família.

Qual sua missão na idwall e como ela se conecta com seus interesses fora dela?

Aqui na idwall você é provocado constantemente a responder essa pergunta e eu posso afirmar que eu já mudei a minha “missão” várias vezes. Cheguei a conclusão de que você não precisa ter um único objetivo de interesse, pois conforme você vai escrevendo histórias também vai descobrindo novas iniciativas que, de certa forma, estão conectadas com a sua “rede de interesses”, sabe?

Atualmente, posso afirmar que a minha missão é apoiar na criação de uma big tech e isso faz muito sentido para mim, pois me preocupo bastante com a percepção que quero deixar de referência ao meu filho. Mais valioso do que o “chegar lá” é o “como chegar lá”.

Como você vivência a cultura da idwall na prática?

Nas entrevistas que eu faço para vagas do nosso time, principalmente com pessoas que nunca tiveram a oportunidade de trabalhar em uma startup, respondo de forma frequente a pergunta “Qual é a melhor parte de trabalhar em uma startup?”

Sempre utilizo valores da nossa cultura para responder essa pergunta, pois é algo que em uma empresa mais consolidada tais valores ficam dispersos e longe da realidade.

Um exemplo disso é nosso direcionamento às pessoas se encontrarem e conhecerem suas habilidades em um ambiente que abraça a inovação conectada com os objetivos estratégicos.

Recentemente, uma pessoa que atua em nosso time de operações queria aprofundar mais seu conhecimento em Data Analytics — desejo que casou com o direcionamento estratégico que temos de gerar insights de melhoria de performance aos nossos clientes através dos fluxos de onboarding.

Por ser algo que está intrínseco na nossa cultura (a troca de conhecimento entre as pessoas), é um movimento natural criar esse projeto que conecta o desenvolvimento que o próprio profissional identificou em melhorar com um projeto que agrega estrategicamente para idwall.

A agilidade em fazer esse tipo de iniciativa acontecer fica evidente na prática dos valores de cultura da idwall.

O nosso propósito é gerar relações de confiança para todas as pessoas. Como este propósito está conectado às suas motivações pessoais?

Me dá muita satisfação saber que faço parte de uma empresa de tecnologia que cria soluções que abrem portas de acesso para pessoas que estão começando a utilizar a tecnologia como aliada no dia a dia. Fazer com que cada vez mais pessoas possam ter acesso a produtos e serviços de forma segura e com privacidade, se conecta com o meu lado empreendedor de vida, em resolver problemas que impactam positivamente a vida das pessoas. No nosso dia a dia na idwall, conseguimos acelerar essa conexão criando laços de confiança entre pessoas — e fazer parte disso me fascina!

Quais são os idwallers que te inspiram e qual a importância de trabalhar com pessoas inspiradoras.

Modéstia à parte, todas as pessoas que atuam em operações hoje me inspiram de alguma forma, sempre dispostas em fazer acontecer, inovar e agregar resultado. Para sair do viés aqui, tem 2 pessoas que eu consigo pensar: uma delas é o José Estan, líder de Sales. Acho ele um líder humanizado e, mesmo com um mega desafio, ele consegue balancear entre negócios e pessoas. Gosto bastante de atuar com ele no dia a dia. Outra pessoa que me inspira é a Viviane Meister, líder de Customer Success. A vejo como um exemplo de pessoa resiliente, em que nada a tira do eixo. Sempre positiva e propositiva, não importa o tamanho do desafio.

Continue acompanhando nosso Medium e também nosso Instagram para ler as próximas edições do #vidadeidwaller e conhecer um pouco mais quem são as pessoas que compõem o nosso time! E se você também quer abraçar a missão da idwall, clique aqui para conferir as vagas em aberto.

--

--

idwall
idwall
Editor for

Estamos revolucionando as relações de confiança por meio da primeira plataforma de identidade digital all-in-one. Vem fazer parte do nosso time!