Escolha dos Compiladores

Ramo Estudantil IEEE-UFF
IEEE UFF
Published in
4 min readMar 14, 2016

Existem inúmeros compiladores de Android e alguns deles já comportam a conversão do código para ambiente mobile, que é o foco do grupo de estudos. Cada compilador tem suas particularidades e suas vantagens que dependem de cada computador, por isso foi decidido que cada membro do grupo usasse o programa de sua preferência.

Os compiladores listados em reunião tem as seguintes características:

Eclipse

O Eclipse é uma ferramenta originalmente desenvolvida para criar aplicações em Java, mas atualmente existem uma série de plugins disponíveis para converter os aplicativos para outras linguagens, como C/C++, PHP, XML e J2EE.

A grande quantidade de extensões, a boa documentação — tanto para usuários quanto para programadores — e a disponibilidade em vários idiomas também são boas vantagens do Eclipse.

Por fim, o Eclipse faz parte de um projeto de códigos open source. A participação de uma grande quantidade de usuários ajuda a desenvolver e adequar constantemente a ferramenta às necessidades de quem a utiliza.

Desvantagens: Ferramenta bastante avançada; Exige uma máquina potente para ser executado.

Para iniciar os estudos no Eclipse assista ao vídeo aula:

Android Studio

A interface do Android Studio é bem atraente, tem um leque de schema considerável, podendo utilizar vários “Look and Feel” diferentes. Também é possível customizar os atalhos de teclado, de forma que sejam iguais a outras IDEs, como o Eclipse. Assim, o impacto ao usar a ferramenta tende a ser menor.

O autocomplete vem com todos os recursos que já tínhamos no Eclipse, no InteliJ e em mais alguns. É muito rápido, e você não precisa dar “Ctrl+espaço” para ele aparecer — é automático -, o que realmente torna muito mais rápido o desenvolvimento.

Sobre integrações com sistemas de controles de versão, não temos do que reclamar. O Android Studio integra-se com Mercurial, Git e Subversion. Ele também fornece uma integração visual para realizar operações cotidianas, como commits, pushs, diffs, entre outras. Além disso, é possível selecionar idioma, temas, versões do Android e resoluções para validar arquivos strings e recursos visuais em diversas situações diferentes.

Desvantagens: São gerados diversos arquivos que deixam o projeto um tanto “poluído”. Basicamente, o Android Studio utiliza a estrutura de projetos Gradle e muitos dos arquivos gerados são por conta disso. Além disso, não é possível abrir mais de um projeto na mesma janela.

Uma ótima forma de iniciar os estudos e projetos é através do vídeo aula:

Appcelerator Titanium

Sua proposta é atender a desenvolvedores de apps para BlackBerry, Android e iOS.

Desenvolvedores que utilizam o estúdio Titanium para a criação de aplicativos poderão encontrar ferramentas muti-plataforma de design e interface, além de diferentes serviços web para serem utilizados em suas aplicações. Além disso, também estarão disponíveis módulos para games, como o Gamekit, o OpenGL para elementos gráficos e o Box2D para a parte física.

O Appcelerator aproveita a grande expansão do mercado de aplicativos mobile e, de quebra, oferece um ótimo incentivo aos desenvolvedores e às empresas para a criação de aplicações compatíveis com diferentes plataformas.

Desvantagens: limitado em algumas áreas; tempo de compilação; tamanho da aplicação; alguns problemas/bugs da API.

Saiba usar o programa através do vídeo aula:

Visual Studio Dev Essentials

O Visual Studio, plataforma da Microsoft para desenvolvimento de aplicativos para Windows e Windows Phone, recebeu uma atualização que permite aos programadores criarem softwares, em C++, para outros sistemas, incluindo Android e iOS e Mac OS X.

O sistema torna simples criar versões para outras plataformas usando praticamente o mesmo código. O objetivo é beneficiar quem já cria aplicações Windows e atrair desenvolvedores de outras plataformas, aumentando ainda o número de aplicativos na loja do Windows Phone 8.

Além do suporte a outros sistemas operacionais, o novo Visual Studio também traz consigo uma versão online que permitirá desenvolvedores abrirem e editarem aplicativos por meio do navegador, o que deve dotá-los de mais mobilidade e agilidade na solução de problemas.

Desvantagens: A versão gratuita é muito limitada.

Confira aulas de Dev Essentials:

--

--