Tudo se move no universo…

E você?

Jan Val Ellam
IEPP
3 min readMay 18, 2020

--

foto: florian-steciuk — unsplash

Não sei se você já percebeu mas, enquanto estamos parados, o mundo ao nosso redor se movimenta! Uau, que constatação fantástica! Será que não haveria outra coisa mais interessante e um pouco mais complexa do que essa para ser constatada? — poderia alguém se perguntar.

Seguramente! — respondo de pronto. Contudo, se o contexto que engloba a constatação, assumir o da significação política, ao sentido que um ser humano pode dar a cada segundo da vida, penso que deveríamos refletir um pouco mais sobre o ato algo inconsciente de se “deter nas nossas zonas de conforto” ao mesmo tempo em que outros se movimentam.

Enquanto você está lendo essa mensagem, muitos estão trabalhando para conquistar e/ou manter as cotas do “poder público” nas suas mãos. Essa turma que já é ou que pretende ser “profissional da política, trabalha e muito. Dedicam-se com todo afinco ao seu objetivo de “conquistar as mentes alheias” para seus fins.

Enquanto você acha ridículo a tentativa de alguns de fazerem alguma coisa — e você nada faz — muito estão fazendo para conquistar a sensibilidade das novas gerações e aprisioná-las aos seus interesses, usando as velhas táticas do engodo filosófico, da massificação de “mantras mentirosos” que se tornam “verdades”, enfim, essa turma sabe fazer com a política a mesma coisa que muitos espertalhões fazem da religião para “aprisionar fiéis seguidores aos seus interesses”.

E você, o que está fazendo? Apalermado, deixando a vida passar, reclamando de tudo e de todos sem saber o que fazer? Quantas vezes você votou por interesse?

Sempre me faço essas perguntas e me incomodo bastante com as respostas que possa dar às mesmas. Como cidadão planetário, convido a que você também as enderece a si mesmo e procure respondê-las com honestidade.

A ideia do Instituto de Estudos da Política Planetária — IEPP, surgiu como produto dessa reflexão, da percepção de não conseguir encontrar um modo de utilizar a minha cidadania sem me sujar perante o que resta de consciência em mim mesmo.

Criar um espaço legislativo virtual, estimular as pessoas a se candidatarem, apoiar essas pessoas que doravante estarão compromissadas com o código filosófico de conduta relativos aos princípios e propósitos elencados no IEPP, foi a resposta criativa que consegui produzir para o meu ativismos pessoal.

Se você não sabe o que fazer com a sua cidadania e com o seu ativismo politico, convido a que você reflita sobre as características de atuação do IEPP.

“Ah, mas não gosto de política!” — poderá você pensar.

Também não gosto, mas é necessário, porque a política é o processo que move o mundo, querendo você ou não. Se você não cuidar dela alguém o fará, e muitos espertalhões disso cuidam exatamente porque pessoas como nós dela descuidamos.

Não sei se você está sentado enquanto lê esse texto, mas, saiba que nesse exato momento, como em todos os demais, independente de hora, muitas “raposas políticas” estão cuidando dos seus conchavos, parcerias, financiamentos, produzindo mídia, e a vida segue adiante para eles que se dedicam loucamente à política porque eles a adoram. Para eles, os ativistas profissionais, a política é o pote de ouro das possibilidades. Enquanto isso… você reclama, eu reclamo. E daí?

O que você fez de inteligente, nas últimas décadas da sua vida, em termos de dedicação á política? Pense sobre isso, porque muitos fizeram e a dominaram por completo. Esses muitos infelizmente, são os que estão aí de quem você tanto reclama.

Cadê você?

Faça alguma coisa por você mesmo, pela cidade em que mora e pelo planeta em que vive!

Levante-se e lute pelos ideias e painéis que você deseja ver na vida. Eles não cairão do céu e nem serão trazidos por nenhum astronauta angelical. Se a decência e a honradez não forem produzidas pelos terráqueos, jamais isso existirá nas nossas vidas.

Parafraseando Gandhi: seja o instrumento da mudança que você deseja para o mundo!

Votar e reclamar somente, parece não ser o suficiente para essas mudanças. Criticar os que se movimentam tentando fazer alguma coisa — muito menos. Movimente a sua consciência! Reflita e aja!

O marasmo da sua consciência é a pior tragédia que você pode deixar como legado para o mundo.

Participe.!
Seja criativo!
Movimente-se!
Ouse viver ainda que se pondo em risco!

--

--