Rota Devolução de pedidos

Fernanda Nicolas
ifood-developer
Published in
4 min readFeb 16, 2024

Introdução

Um dos principais problemas na jornada de entrega é quando o cliente final não recebe o seu pedido. Isso pode acontecer, por exemplo, porque a pessoa entregadora não conseguiu localizar o cliente ou o seu endereço.

Para evitar que as pessoas entregadoras fiquem com os pedidos ou tenham que realizar o descarte, o iFood desenvolveu a Rota Devolução.

Além de buscar a redução de abusos nos cancelamentos, a devolução do pedido não entregue tem como objetivo diminuir as perdas financeiras, tornando a logística iFood mais eficiente e confiável.

O que é Rota Devolução de pedidos?

Pensando em aprimorar a segurança e transparência para todos os envolvidos na jornada do pedido — clientes, negócios parceiros e pessoas entregadoras — desenvolvemos a Rota Devolução.

A Rota Devolução é uma iniciativa que viabiliza o retorno de pedidos para a loja parceira em casos específicos de cancelamento.

Caso o pedido precise ser cancelado após sair para entrega por determinados motivos, a pessoa entregadora retorna à loja de origem. Dessa forma, trazemos confiabilidade ao processo de cancelamento.

Como funciona?

A Rota Devolução é iniciada quando uma rota não pode ser concluída com sucesso. Isso pode acontecer por diversos motivos, como os listados abaixo:

  • Cliente não localizado;
  • Endereço de entrega não localizado;
  • Entrega em área de risco;
  • Cliente não quer mais receber o pedido;
  • Pedido danificado no transporte;
  • Cliente se recusa a fornecer código de recebimento.

Em casos de pedidos elegíveis, assim que o pedido é cancelado, a Rota Devolução é automaticamente iniciada no Aplicativo do Entregador, que é orientado a retornar com o pedido para a loja de origem.

Quando a pessoa entregadora estiver retornando com o pedido para a loja de origem, o evento DELIVERY_RETURNING_TO_ORIGIN é gerado, notificando o parceiro que a devolução foi iniciada. É importante que seu aplicativo/PDV consiga dar visibilidade para os usuários que o pedido está retornando para a loja.

Ao chegar na loja, a pessoa entregadora solicitará à loja parceira o Código de Devolução. Este código é recebido pelo parceiro por meio do evento DELIVERY_RETURN_CODE_REQUESTED.

É muito importante que a loja parceira compartilhe este código com a pessoa entregadora, e, para isso, é necessário que seu aplicativo/PDV exiba o código na tela para o usuário.

Assim que a pessoa entregadora digitar e validar o código de devolução no Aplicativo do Entregador, conseguirá concluir a devolução e será liberada para atender um novo pedido.

Após a pessoa entregadora validar o Código de Devolução, o evento DELIVERY_RETURNED_TO_ORIGIN é gerado, indicando que a pessoa já retornou à loja de origem e que o processo de devolução foi finalizado.

Se os negócios parceiros não fizerem as atualizações e ajustes juntamente com as respectivas integradoras, além de não ter a visibilidade de que um pedido está retornando, não conseguirão informar o Código de Devolução para a pessoa entregadora, ou seja, a devolução não será concluída.

Como funciona no Gestor de Pedidos?

No Gestor de Pedidos do iFood, os negócios parceiros conseguem visualizar, na aba de “pedidos”, o status das entregas.

Quando o entregador estiver retornando com o pedido para a loja de origem, o status visualizado será “Entregador retornando — em rota de devolução para a loja”. Dessa forma, o parceiro pode se preparar para informar o Código de Devolução.

Ao clicar no pedido que está retornando, a loja parceira encontrará o Código de Devolução, que deve ser informado à pessoa entregadora.

A pessoa entregadora valida o Código de Devolução no Aplicativo do Entregador e conclui a devolução. O pedido ficará com o status de devolvido no Gestor de Pedidos e a pessoa entregadora é liberada para o próximo pedido.

Personalização da experiência

A integradora pode escolher personalizar a experiência dos seus parceiros. Para este cenário, a integradora fica como responsável por validar e garantir este processo.

Conclusão — Avançando juntos para entregas mais seguras e transparentes

A Rota Devolução de pedidos surge como uma ferramenta estratégica para fortalecer a relação entre entregadores e negócios parceiros, oferecendo maior segurança e visibilidade na jornada do pedido.

Esperamos que este artigo tenha proporcionado clareza e ajude na implementação da Rota Devolução de pedidos iFood. Acesse toda a documentação no Portal do Desenvolvedor.

--

--