Tudo sobre a descontinuação da pos-api do iFood

Lucas Balbino
ifood-developer
Published in
2 min readJul 6, 2021

--

No início de abril de 2021, lançamos uma nova API do iFood, chamada merchant-api, que contém várias funcionalidades e melhorias em segurança, privacidade e que garante autonomia aos desenvolvedores e parceiros integrados. Além disso, foi disponibilizado um novo Portal do Desenvolvedor, com novo layout, documentação reformulada e novo processo de abertura de chamados.

Com esse lançamento, desenhamos um plano de descontinuação da API anterior pos-api com alguns grandes marcos para que possamos assegurar que todos os parceiros consigam desfrutar de todas as correções e novidades que a nova API proporciona. Os prazos foram pensados para que os desenvolvedores possam adaptar seu roadmap para comportar a mudança de API e migração de clientes.

Leia mais porque decidimos publicar uma nova API.

Abaixo trazemos cada uma das datas com um descritivo de quais são as ações que serão depreciadas na API anterior.

05/04/2021 — Fim do cadastro de novos desenvolvedores na API antiga

A partir do lançamento da nova API (merchant-api) no início de abril, não serão mais permitidos cadastros de novos desenvolvedores e software houses na API anterior (pos-api).

O processo de homologação também foi atualizado para garantir a qualidade dos aplicativos que estão operando na nova API. Ainda manual, o processo é conduzido pela nossa equipe de atendimento mediante agendamento. Confira os critérios considerados para homologação de um aplicativo: https://developer.ifood.com.br/docs/guides/order/homologation

Como o modelo de autenticação mudou, não é possível utilizar mesmo token de acesso para realizar chamadas em ambas APIs. Cada uma possui seu próprio token e não tem retrocompatibilidade.

31/08/2021 — Data limite para ativação de novos parceiros (clientes dos desenvolvedores) na API antiga

No final de agosto, não serão mais permitidas a inclusão de novos parceiros (restaurantes, mercados, etc) na API anterior (pos-api), apenas na nova (merchant-api). Logo caso uma software house queira trazer novos clientes para utilizar seu sistema integrado ao iFood, terá que estar adequada à nova API.

Os endpoints da API anterior ainda estarão em funcionamento para os parceiros que já o utilizam, mas não iremos mais criar usuário POS para realizar a autenticação e gerar o token de acesso.

15/12/2021 — Fim do suporte à API antiga

Na metade de dezembro iremos descontinuar o suporte à API anterior. Isso quer dizer que não vamos mais realizar melhorias nos endpoints da pos-api. Correções de problemas críticos até poderão ser realizadas, mas a orientação é que o time de atendimento dê suporte apenas às chamadas da merchant-api.

31/01/2022 — Desligamento dos endpoints da API antiga (pos-api)

No final de janeiro iremos desligar definitivamente todos os endpoints da pos-api. Nesta data todos os desenvolvedores e software houses somente irão se integrar à API do iFood via merchant-api.

--

--