A carreira de dados é não linear

Karina Piva
iFood Tech
Published in
7 min readOct 6, 2022

A pergunta que mais me fazem é “como construir uma carreira em dados?” E sempre sinto um pouco de frio na barriga porque a minha vontade é responder simplesmente “não sei “. Eu comecei minha carreira em uma startup com 20 pessoas (hoje um unicórnio), a carreira nem era estabelecida, muito menos conhecida e eu, como estagiária, só escutava da minha mãe dizer "vai morrer de fome", "coitada está perdida". Bom, até agora não morri e não só não morri como garanto a entrega de milhões de pratos de comida diariamente (e minha mãe tem orgulho de mim).

Setembro 2013–99Taxis

Hoje é bastante diferente, existe uma infinidade de nomes e termos para uma carreira de dados: Business Intelligence, Business Analyst, Data Analyst, Data Scientist, Data Archtect, etc. É uma carreira "do futuro" bem sedimenta, conhecida e até sexy. Muita gente procura essa carreira justamente buscando prestígio, reconhecimento (financeiro ou não) e destaque. Eu vejo esses motivos ruins para escolher qualquer carreira que seja. O jeito de pensar é muito mais: o que você está disposto a passar 8h (ou mais) do seu dia fazendo, aprendendo e se aperfeiçoando? Esse é uma boa forma de pensar no trabalho.

A carreira em dados não precisa ser uma carreira linear, eu sou quase engenheira (estudei 4 anos de engenharia elétrica e só fui me encontrar anos depois no mundo da educação), formada em pedagogia e pós graduada em sociologia. De analítica eu tenho "pouco" na formação. Analítica eu sou por princípio (conhecimento e influência do meu pai que, esse sim, é engenheiro formado). Na carteira de trabalho eu pulei de Business Intelligence (BI) para negócios e de negócios pra BI e de BI para negócios… até que eventualmente fui contratada para vagas híbridas (aquelas de negócio que SQL é um diferencial) e hoje sou gerente de um time de dados aqui no iFood.

Enquanto gerente já achei pequenos diamantes a serem lapidados, pessoas que trabalhavam em produto ou em negócios ou em outras carreiras não correlacionadas que mentorei e ajudei a migrarem para um caminho com foco em dados. Tive muito orgulho ao ver essas pessoas brilharem e fico feliz de ter tido a oportunidade de fazer parte dessas trajetórias. Ou seja, sempre é tempo de mudar e evoluir.

Dica 1: conhecimento é conhecimento

Meu pai já diria "conhecimento ninguém te tira". Eu acho que esse foi o melhor ensinamento que já tive na vida. O que me faz ser uma profissional atraente para o mercado é justamente o fato de ter passado por várias áreas diferentes, várias empresas com produtos diferentes. Você que está procurando uma carreira em dados e trabalha hoje na Ford como montador de carros (baseado em fatos reais), o seu conhecimento processual e industrial vai te ajudar a montar códigos melhores. Você que estudou humanas e pensa nos impactos que um modelo pode trazer na decisão de negócios, se é ético, sua influência na sociedade, pode aprender a programar em um dos diversos cursos online (e entrar com esses questionamentos para desenvolver os produtos existentes em uma empresa). Não tenha medo do que o que você aprendeu no passado te atrapalhar como profissional hoje. Se você sempre amou matemática e investe nisso, por exemplo estudando engenharia, estatística, ciência da computação, acredite, aquela matéria que você odeia (e fez 3x como eu fiz cálculo numérico) vai adicionar conhecimento que pode vir a ser útil na sua vida profissional. Conhecimento é conhecimento.

Ter pessoas no meu time com background tão diferentes sempre agregou muito na tomada de decisão. Eu sempre procurei pessoas que sejam diferentes de mim, afinal já basta eu pensando como eu penso. Parece meio clichê mas é um esforço gigantesco contratar sem querer achar alguém que te espelhe, que não seja muito parecido no jeito de raciocinar, por isso montar um processo seletivo justo e organizado é tão difícil (o iFood faz um esforço enorme e revisa sempre com recrutamento para justamente conseguirmos achar mais pessoas para colaborar da sua forma ❤). Se você se depara com um monte de processos seletivos parecidos, use da sua individualidade para questionar e se destacar em meio a pessoas muito parecidas e com históricos semelhantes, conte porque tudo que você tem de conhecimento vai ajudar a empresa a andar mais rápido.

Dica 2: continue aprendendo

Todo dia sinto que aparece uma novidade. As vezes uma linguagem, as vezes um programa, um curso, metodologia, alguma coisa que pode ser (pode ser que não) revolucione o mercado de Analytics. E estar por dentro faz parte para poder dançar a dança. Acompanhar o mercado é um diferencial na hora de tomar decisões dentro da empresa (e por decisões eu digo até se a análise vai com média ou mediana), de sugerir melhorias continuas ou mesmo quando for participar de uma entrevista de emprego.

A minha grande dificuldade atualmente tem sido estudar o tema. Não porque não goste, mas porque simplesmente tenho estudado matérias completamente distintas. Estou fazendo um curso de oratória que aparentemente não tem nada a ver com meu trabalho, porém tenho usado vários dos princípios nas minhas apresentações para diretoria, na hora de ministrar palestras ou aulas, detalhes que mudam minha postura e a percepção dos outros sobre a minha senhoridade. Ou seja, chovendo no molhado, nenhum conhecimento é perdido. Ainda sim, sofro um pouco me perguntando se deveria estar acompanhando os canais do youtube que contam o que tem sido desenvolvido de novo, em geral acabo aprendendo com memes que recebo nos grupos do trabalho, para então me aprofundar naquilo que é um tópico do momento. Isso também é uma forma de aprender.

Meme recebido no grupo do Whatsapp — sobre visualizações

O mais importante de continuar aprendendo é que existem evidências científicas que isso te ajuda a superar dificuldades e a desenvolver o mundo. O livro Mindset evidencia, através de alguns estudos, que pessoas que enxergam dificuldades, erros e fracassos como forma de aprendizado costumam a ter mais sucesso em desafios novos. Além do que também tem mais chances de encontrar novas coisas pelas quais se apaixonar ou novos caminhos para o sucesso.

Dica 3: conheça o mercado

O mais difícil para fazer parte de uma carreira competitiva como essa, entrar ou crescer dentro dela, é justamente o networking. Eu sei que parece balela, que já estamos em pleno século XXI e que meritocracia é o tema do momento ("vamos ser reconhecidos por nossas capacidades") porém sinto lhe informar que quem não é visto não é lembrado.

É importante participar de comunidades, grupos e ter amizades com pessoas da área para saber o que está acontecendo. O mercado está aquecido? As vagas estão congeladas? Existe alguma stack nova que preciso aprender? Nesses espaços você vai ter a oportunidade de aprender mais (que como disse anteriormente é parte do caminho para o sucesso) e também poder descobrir quais empresas estão buscando pessoas com seu perfil, podendo direcionar melhor a sua busca por carreira e crescimento. Ou mesmo se você tiver o sonho de fazer carreira dentro de uma empresa (tipo eu dentro do iFood), networking é uma forma de trazer conhecimento de fora para dentro, evoluir o seu time, e mesmo indicar outras pessoas para acrescentarem no time, seja como par, como subordinado ou como líder. Uma pessoa com contatos é reconhecida dentro da empresa como alguém que une os elos e promove crescimento.

"Mas eu sou tímido": não estou falando de uma legião de colegas. Inclusive comunidades online estão cheias de pessoas tímidas que tem vergonha de falar em público, se apresentar, ou mesmo usar seu nome real. Estou dizendo para aproveitar para criar um portfólio, participar de competições no Kaggle, deixar seu Github e Linkedin atualizado. Isso também são formas de conhecer o mercado e deixar que o mercado te conheça.

Conclusão

Você deve estar lendo e pensando que é fácil para mim, porque já estou há 8+ anos nessa carreira e já passei por alguns dos percalços que comento. Isso é uma falácia. Vivo me questionando se essa é a carreira a certa, crescer e continuar também é complexo para um gestor. Eu tenho tantas formações que me pego sempre "será que existe algo que eu goste mais de fazer?" (paradoxo da escolha).

Se você foi abençoado com sempre saber "o que quero ser quando crescer", ótima notícia, só mergulhar de cabeça em aprender mais e mais e conhecer um monte de pessoas do meio que cada passo vai ficando mais simples. Cada carreira é única e ela pode ter diversas ramificações que não as minhas, então respeite sua trajetória, não tente moldá-la o tempo todo.

E a máxima: nunca existirá uma receita do sucesso. Eu estou aqui compilando minha história e meu aprendizado de como eu contornei para fazer da minha carreira algo que pudesse me orgulhar. Então meu conselho final é esse: se você se interessa pelo que está fazendo agora, e se orgulha de tempos em tempos com seus aprendizados, você está no caminho certo.

iFood 2022

--

--