Afinal, qual a diferença entre dados e informações?

Lucas Eduardo Melzi
iFood Tech
Published in
3 min readApr 14, 2022

Oi, pessoal, para você que quer mergulhar no universo em como os dados podem influenciar nos negócios, preparamos esse artigo que vai te ajudar a entender agora mesmo a real diferença entre dados e informações 👇

O que são dados?

  • Dados são coleções de registros quaisquer, números, palavras, símbolos, confirmações de conforme e não conforme, métricas de uma atividade ou qualquer outro material bruto. A principal característica de um dado é que ele é um registro não processado, podendo ser estruturado e não estruturado. Você pode encontrar dados em qualquer tipo de fonte, de maneira solta, desorganizada e sem uma definição inicial sobre sua utilidade. O dado não possui significado relevante e não conduz a nenhuma compreensão. Representa algo que não tem sentido a princípio. Portanto, não tem valor algum para embasar conclusões, muito menos respaldar decisões.

O que são informações?

  • Informações são a ordenação e organização dos dados sobre um fato, hipótese ou padrão de comportamento de forma a transmitir significado e compreensão dentro de um determinado contexto. Seria o conjunto ou consolidação dos dados de forma a gerar conhecimento. Antes, eles eram apenas material bruto e “bagunçado”, mas de extremo valor. O que faz os dados valiosos é, justamente, sua capacidade de se tornar informação de alto valor agregado. O papel mais importante da informação nas empresas é o suporte que ela dá para a tomada de decisão.

Para facilitar o entendimento da diferença entre dados e informações, podemos fazer uma analogia com a mineração. Um conjunto de dados seria como um minério. Nele, encontram-se minerais valiosos, mas também muitos materiais que são dispensáveis. Então, é preciso extrair, selecionar, organizar e combinar com outros elementos para gerar minerais que têm valor econômico. Nessa analogia, esses minerais valiosos seriam as informações extraídas dos dados, com valores estratégicos para as empresas.

Agora que já sabemos a diferença entre dados e informações, vamos contextualizar sobre:

Os dados precisam ser processados para se tornarem significativos. Entenda processados como algo que irá gerar valor a este dado. Exemplos: organização, sumarização, transformações, consolidações, contextualização. Podemos afirmar que os dados são a matéria prima fundamental da informação, sem dados não temos informações, sem informações não temos conhecimento, logo, não será possível obtermos entendimento sobre o real problema ou necessidade a ser analisado, não sendo possível chegarmos a conclusões.

Como faço para transformar dados em informações ?

Uma das formas de gerar valor para os seus dados é através de Business Intelligence (BI), que é a área de negócio responsável pela coleta e processamento de dados para apoiar a gestão ou algum setor. Em algumas organizações temos times específicos para coleta, outros para tratamento, processamento, organização/armazenamento e outro time focado no desenvolvimento das visualizações / dashboards. De forma resumida, seria: coletar os dados, realizar os devidos tratamentos se necessário, organização/armazenamento. Entender os tipos de dados, qualidade e quantidade. Realizar levantamentos junto ao negócio para que possa ser desenvolvido visualizações de acordo com a demanda, de forma a narrar alguma história com os dados, gerando informações para análise e tomada de decisão.

Transformar dados em informações e informações em conhecimento é a chave do sucesso para tomar melhores decisões de negócio, através das visualizações desenvolvidas, sendo possível encontrar padrões e identificar tendências, podendo gerar outras informações e insights.

Referências: Rockcontent
Writer: Lucas Eduardo Melzi

Quer conteúdos exclusivos criados pelos nossos tempos de tecnologia? inscrever-se.

--

--