Clube iFood — Um clube para os amantes de food delivery

Nathalia Dourado
iFood Tech
Published in
4 min readDec 17, 2020

Um Clube no iFood

O Clube iFood nasceu da ideia de criarmos um ambiente em que os usuários pudessem usufruir de benefícios no dia a dia, seja com cupons de desconto ou entrega grátis. Aqui a regra é facilitar o pedido!

Mas o que é um clube para o nosso público?

No intuito de entender com o público qual a percepção do conceito de clube, desenvolvemos uma pesquisa abordando a rotina dessas pessoas na tentativa de compreender que tipo de assinaturas consomem e o grau de aceitação de serviços dessa categoria.

Criamos um roteiro baseado nas nossas dores, preocupações e o que pudesse nos ajudar a desenvolver esse key visual. E, a partir desse estudo, tivemos resultados mega importantes para a nossa tomada de decisão.

Com a ajuda da pesquisa, definimos a nossa linha criativa, buscando desenvolver uma forma única e diferente de expressão, trazendo uma carga emocional e divertida, com mais vida ao produto, nos afastando cada vez mais das propostas de assinatura que estamos acostumados a ver.

Arte na veia

No squad de Craft, determinamos que não faríamos mais direção de arte tradicional para peças, seríamos produtores de componentes de arte. Na prática, isso significou pensar nas partes que vão criar nossas composições, na tinta que vai pintar nossa tela ou nos móveis que vão decorar nossa casa. Sendo nossa casa o iFood, pensamos que, como diretores de arte de aplicativo, nossas matérias primas básicas seriam:

Fotografia: como publicidade e apelo de vendas;

Tipografia: como forma de contar uma segunda história que não está no texto;

Design de superfície: como forma de produzir assets de brand ao longo de grandes jornadas, pensamos como qualquer bom produto que produz seu design de superfície, sejam carros, moda ou móveis, também buscamos expandir nossa voz de brand para superfícies;

Iconografia: como expressão menor que o time cria, chegando a formatos como 12 px;

Ilustração: como a estratégia principal de comunicar o tom de voz da marca sem texto;

Foi a partir destes princípios que a direção de arte do Clube se fez, pensando em como todas essas linguagens não-textuais se expressariam criando uma proposta de valor para o usuário do iFood.

A arte de componentizar

Aqui entramos no momento em que todos os nossos princípios de direção de arte se transformaram em um componente. A ideia foi ter tudo sistematizado e catalogado, de cores até tipografias, a fim de facilitar o trabalho do dia a dia, além de conceder mais liberdade para o time de Craft em realizar experimentação com testes, sempre pensando em evoluir o produto.

O Figma foi a plataforma onde a magia aconteceu: nele, organizamos e detalhamos cada item a partir dos Tokens e criamos as referências de valores e especificações de cada componente.

Aqui temos um exemplo de como trabalhamos com a categorização de cores.

Um Fã Clube do iFood

Finalmente, depois de um bom estudo e experimentação, o produto final nasceu a partir de uma criação que visou unir a arte e a estratégia, criando um universo onde o consumidor faz parte do Fã Clube do iFood, tornando-se aquele fã de carteirinha.

Foi assim que surgiu a ideia de ter um clube de benefícios sem as amarras de uma assinatura, ofertando descontos convidativos e que permitem que os usuários aproveitem todas as vantagens de um fã do iFood!

E claro, isso também marcou um novo momento para a área de Craft. Estamos em constante evolução, buscando sempre aprender com os nossos erros e entender cada vez mais as necessidades do usuário em todos os nossos projetos!

Quer receber conteúdos exclusivos criados pelos nossos times de tecnologia? Inscreva-se.

--

--