Como foram meus 3 primeiros meses de trabalho no iFood

Minha experiência dos primeiros meses em meio à pandemia

Clayton Magalhães
iFood Tech
5 min readJul 7, 2020

--

Em fevereiro, o cenário era super preocupante: o COVID-19 estava tornando as coisas complicadas pelo mundo e já estava chegando ao Brasil. Por outro lado, eu estava em uma crescente na minha carreira profissional, atuando como consultor na Concrete, em um dos maiores bancos latino-americanos. Neste momento, meu objetivo como Product Designer era o de criar um produto que impactasse a vida das pessoas e também trabalhar orientado aos números, conseguindo alinhar os desejos do usuário ao business da empresa.

E então o iFood surgiu

Participei de um processo seletivo na empresa e depois de apresentar um case para alguns leads do time, fui aprovado e minha jornada começou! Claro que o case foi difícil - tive que me dedicar ao máximo pra mostrar o quanto eu queria aquela vaga. Para isso, passei até algumas noites sem dormir (fato, rs!). Por outro lado, mesmo se eu não fosse aprovado para a vaga, sabia que aquele seria um case incrível para o meu portfólio e também que depois de muitos “nãos” recebidos, uma hora o “sim” ia chegar — afinal, é errando que se aprende.

Onboarding 100% online 🥳

Além de comemorar muito (muito mesmo) depois de aprovado, eu me preparei para começar. Na época, o iFood estava começando a adaptar seu processo de onboarding para um formato totalmente remoto, e é bem provável que eu participei de uma das primeiras turmas neste novo modelo. Naquele momento, não só o onboarding, mas tudo nas nossas vidas estava precisando ser adaptado para a nova realidade.

Se antes eu tinha um conhecimento raso sobre o iFood, a partir daquele momento fui apresentado aos muitos números, conceitos, atuações e tudo mais que envolve os negócios da companhia. E diante disso tudo, me perguntei:

POR QUE EU DEMOREI TANTO PARA CHEGAR AQUI? 🤔

Terminado o onboarding, eu ainda não sabia em qual área iria atuar. Precisei ainda de mais de uma semana de conteúdo para entender a grandiosidade da empresa, dos produtos e dos projetos que rolam por lá. Foi aí que eu tive a primeira reunião com o meu lead de design e descobri qual o squad que iria fazer parte. Neste papo, também aprendi mais sobre a estrutura dos times de tecnologia e design, as ferramentas utilizadas, os acessos necessários etc.

Neste começo como FoodLover, o que mais me surpreendeu foi ver o quanto o iFood se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores, ainda mais agora que 100% da empresa está trabalhando de casa, no esquema home office. Recebi meu kit de boas-vindas e meu computador de trabalho em casa. Além disso, para garantir que eu tivesse um local de trabalho adequado, a empresa ainda ofereceu monitor, cadeira e tablet, entre outros itens.

Eu já tinha algumas coisas por aqui, então não precisei de tudo. Mesmo assim, essa atitude me surpreendeu de cara, porque são poucas as empresas que adotam esse tipo de atitude (seja por falta de grana, o que eu entendo, ou por falta de interesse mesmo, se é que me entendem, rs).

Um squad para chamar de meu 🥰

Eu estava ansioso demais para saber onde eu iria ficar e em quais projetos iria trabalhar no iFood, já que a empresa tem algumas tribos, como Consumer, Restaurants, Logistics e Groceries. Então meu lead me deu a notícia: eu seria o novo Product Designer de Groceries, uma recente frente de negócio da companhia, que surgiu para oferecer a melhor experiência de pedidos em mercado para os usuários do iFood.

Nem preciso dizer que fiquei feliz demais por entrar em uma posição que ainda estava sendo explorada — isso me daria mais abertura para propor evoluções e experimentar coisas novas!

Como é ser Designer no iFood ✍🏻

Revolucionar o universo da alimentação por uma vida mais prática e prazerosa não é algo fácil. No entanto, é isso o que eu e mais 2.500 FoodLovers buscamos sem descanso, todos os dias. Estar alinhado aos valores da empresa e ser um “I’m a lover” é o que nos guia para um caminho de grande evolução, tanto profissional quanto pessoal. Por isso, estes valores são bem presentes no nosso dia a dia:

  • I' . Innovation
  • M . Meritocracy
  • A . All Together
  • L . Lean
  • O . Operational Excellence
  • V . Versatility
  • E . Entrepreneuship
  • R . Results

Sabemos que só vamos crescer se trabalharmos juntos, com paixão, buscando superar os resultados. A ideia é fazer mais com menos de um jeito rápido e simples como o Lean nos ensina.

No iFood, os designers precisam ter senso de dono e tomar as decisões e direções de um produto. Sim, é isso mesmo, tomamos realmente as decisões junto com o time e isso me deixa muito feliz! Afinal, para ser um Product Designer e atuar estrategicamente no produto é assim que as coisas devem ser. Junto com os stakeholders, os Designers têm voz e isso é incrível.

Times de Research, Content e Craft 👩🏽‍💻

Aqui temos uma forma bem bacana de trabalhar nos projetos, pois contamos com a ajuda dos times de Research, Content e Craft. Dependendo das necessidades do projeto, eu tenho a possibilidade de plugar essas áreas específicas e assim impulsionar a melhoria.

Os researchers são pesquisadores incríveis que te ajudam a planejar as pesquisas em que os achados vão direcionar o produto. Claro que os Product Designers também aplicam pesquisas, mas algumas delas são tocadas diretamente pelos researchers, assim ganhamos velocidade e objetividade nos projetos.

Também temos o check da galera de Content, nossos writers especializados em escrita para produtos digitais, que nos ajudam a falar com os usuários no tom certo e de um jeito preciso. Além disso, eles são profissionais com conhecimento macro de todos os produtos do iFood, e isso contribui demais na criação das features.

Por fim, tem a galera de Craft que é incrível também! Eles conseguem exemplificar em ícones, cores, imagens e ilustrações tudo o que a gente quer dizer para o usuário. Podemos contar com eles a qualquer momento do projeto para entregarmos um visual impecável e alinhado ao conteúdo.

Bem no estilo All Together, conseguimos entregar grandes melhorias, por isso o iFood é o principal app de delivery de comida na América Latina hoje.

Aqui a evolução é constante 🚀

Sim, por enquanto são só 3 meses de trabalho — quase 4 rs. Mas já deu pra perceber o quanto esta empresa está me ajudando a evoluir e a mudar o jeito que eu enxergo o meu papel como designer. Em 90 dias pude me aprofundar em pesquisa e trabalhar junto com áreas que eu não tinha experiência. Além disso, nesse pouco tempo já tive entregas importantes, que estão ajudando nossos usuários, e isso me dá um baita orgulho!

O que eu mais quero agora é continuar aprendendo até chegar no topo e seguir ajudando o iFood nessa revolução. Afinal de contas, agora eu sou um FoodLover de crachá e ❤.

I'm a lover!

Quer receber conteúdos exclusivos criados pelos nossos times de tecnologia? Inscreva-se.

--

--

Clayton Magalhães
iFood Tech

Product Designer at iFood with focus on solutions with a strategic approach, thinking always on alignment between user, business and technolog