Dashboards. Quem são ? Do que se alimentam ? Por onde andam ?

Lucas Eduardo Melzi
iFood Tech
Published in
3 min readApr 22, 2022

Olá, pessoal! Muito se fala sobre Dashboards e cada vez mais eles são uma ferramenta requisitada no momento de tomar decisões técnicas e estratégicas de negócio. Por isso, no artigo de hoje trouxe um grande apanhado geral sobre como funcionam, no que podem ajudar e outros pontos.

Tomar decisões com maior eficiência e assertividade, acompanhar metas, auxiliar o monitoramento e acompanhamento dos resultados de uma organização, promover agilidade em análises são grandes características do porque utilizamos Dashboards.

Quem são ?
São painéis visuais que apresentam um conjunto de informações importantes e necessárias para alcançar um ou mais objetivos do negócio de forma organizada: indicadores, medições e métricas. Customizáveis para atender às demandas específicas de cada empresa e suas áreas. Entende-se que de maneira visual o entendimento e interpretação aos dados se torna altamente atrativa e compreensível.

Do que se alimentam ?
Dados! Este tópico engloba diversas questões sobre tratamento, saneamentos aos dados, cargas, ETL(Extract, Transform, Load), arquitetura, armazenamento entre outros. Mas a regra é clara, sem dados, sem Dashboards!

Por onde andam ?
Atualmente com diversas ferramentas disponíveis gratuitas e open source no mercado, os Dashboards estão aparecendo com uma crescente significativa, devido às demandas e também a importância notada sobre os dados e o resultado que essas análises podem trazer. Podemos visualizá-los em:

  • Ferramentas próprias de Business Intelligence: Tableau, Power BI, Google Data Studio, Qlik Sense, Metabase;
  • Software de aplicação: Word, Excel, Power Point, monitores dedicados;
  • Software embarcados (Geralmente são SaaS): Sistemas de gestão (ERP), Sistemas de relacionamento com o cliente (CRM), Sites em geral.

Afinal, quais são os benefícios do dashboard?
Acessar, interagir e analisar dados atualizados em tempo real (ou com intervalos maiores, não existe um padrão definido) para poder tomar melhores decisões embasadas em informações confiáveis. Os principais benefícios de um bom Dashboard são:

  • Aumentar a eficiência com rápido acesso aos painéis: eles tornam os dados acessíveis, de forma que seja fácil agir com relação a eles;
  • Melhorar o processo de tomada de decisão: fica mais fácil analisar os dados com mais robustez e velocidade — o processo se torna mais intuitivo e o desempenho mais atrativo de observar;
  • Melhorar o alinhamento entre as áreas da empresa: a sinergia entre os times faz com que o negócio aumente a tração e adquira melhor vantagem competitiva;
  • Os dados ficam visíveis onde quer que você vá: por meio de uma aplicação mobile você leva as informações por todos os lugares em que fizer uma reunião de negócios.

A diversidade e volumetria atual de dados disponíveis com alta disponibilidade, pode-se extrair informações valiosas em pouco tempo, gerando análises cada vez mais ricas ainda quando cruzadas com outros dados relacionados. Na atualidade, a estratégia para direcionar o negócio certamente será embasada nas informações extraídas, analisadas e colocadas à mesa junto com ”experts” do segmento, assim, consequentemente a probabilidade do sucesso é muito maior, comparado quando temos processos manuais, trabalhosos, tomadores de tempo e baseados no “achismo”.

Referências:
Hariken
Dashboard Design
Lucas Eduardo Melzi

--

--