Redesenhando o Pólen, o grupo de diversidade do iFood

Como foi conceber a nova identidade do Pólen

Marcela Alves
iFood Tech
6 min readOct 1, 2020

--

De tempos em tempos, aparece na nossa rotina de quem trabalha com design algum projeto paralelo que outra área da empresa está tocando e precisa de ajuda para chegar no resultado esperado. Aí, o time de design é envolvido e o desafio é lançado. Foi o que aconteceu um tempo atrás comigo e com o meu querido (e talentosíssimo) amigo Edmar Almeida, ilustrador do time.

Ed me procurou depois de uma conversa que teve com a Alinne Coviello, coordenadora de Cultura e Comunicação Interna do iFood. O assunto? Propor uma nova cara ao Pólen, nosso grupo de afinidade formado por FoodLovers, que buscam promover um ambiente mais diverso e inclusivo na empresa.

Antes de contar como foi participar disso tudo, vou explicar rapidamente qual é o papel do Pólen e porque estar neste projeto foi algo tão especial para nós dois.

O começo de tudo

O Pólen existe desde 2017, quando a Julia Tessler e um grupo de FoodLovers (o nome carinhoso que nós, colaboradores do iFood, nos chamamos) tomaram a iniciativa de se juntar para tratar dos temas de diversidade e inclusão. A ideia foi tão bem aceita por todos que até hoje os encontros acontecem de forma voluntária entre os participantes.

Essa era a carinha do Pólen desde que ele começou

Na época, formaram-se 4 comitês: raça, gênero, Pessoas com Deficiência e LGBTI+. Cada um deles é responsável por discutir e propor melhorias dentro destes contextos para o time de People e outras áreas da empresa. Só para citar um exemplo, o grupo que trata sobre a inclusão de pessoas com deficiência na empresa busca por melhorias e promove ações, junto com a equipe de Facilities, para garantir a acessibilidade nas áreas internas e de entorno do escritório.

Cada comitê tem o seu líder, um FoodLover responsável por organizar os encontros e a agenda das ações discutidas, e vários participantes que se interessam pelo tema e querem dar a sua contribuição. Os encontros acontecem periodicamente e lá todos podem compartilhar ideias, dividir experiências e propor iniciativas, em um ambiente totalmente seguro e acolhedor.

Essas trocas também acontecem em outros momentos, de forma assíncrona, pelos canais no Slack e pela página do Pólen no Workplace (a nossa rede social interna), para que todos possam acompanhar o que está sendo discutido.

Um Pólen com o nosso jeitinho de ser

Depois de tanto tempo, já tinha passado da hora de o Pólen ganhar uma nova roupagem. A ideia foi criar uma identidade que acompanhasse o novo momento do iFood em que diversidade passou a ser mais discutida e que tivesse a cara da empresa e dos FoodLovers: bem descontraída, divertida e com personalidade.

Em nosso primeiro papo, o Ed me contou a ideia geral do projeto e qual caminho visual estava pensando em seguir. Falamos sobre algumas referências e chegamos a um consenso sobre o conceito que queríamos ter ali.

Durante a conversa, o Ed rabiscou algumas ideias… Já dava pra ver que o resultado ficaria lindo!

A partir daí, como content designer, comecei a pensar nos nomes para os comitês. E foi quando me vi diante de um desafio: como criar nomes que simbolizassem profundamente cada um dos pilares? Nomes que representassem cada grupo de forma autêntica, sensível e sem nenhum dos estereótipos que estamos acostumados a ver por aí?

O comitê LGBTI+, por exemplo, reflete uma variedade de pessoas: lésbicas, gays, bis, trans, queers, interssexuais, assexuais, pansexuais e muito mais. Naquele momento, encontrar um nome que abraçasse as particularidades de cada pessoa e ainda trouxesse a identidade do iFood não parecia muito fácil. E não foi mesmo…

Nas semanas seguintes, trabalhei bastante nisso. Pesquisei sobre os grupos e seus desafios – tanto na vida em sociedade quanto no mercado de trabalho –, coloquei no papel uma lista de nomes que achava interessantes, escolhi um para cada comitê e montei uma apresentação para os líderes do Pólen. Seria o meu primeiro encontro com eles e queria muito que as minhas sugestões fossem certeiras.

Porém, nenhum dos nomes que eu apresentei foi aceito. Isso mesmo, nenhunzinho.

Foi um balde de água fria? Foi. Deixei a peteca cair? Não. Naquele dia, pude conversar com cada liderança e entender de fato quais eram os esforços e o real propósito de cada frente. Saí da conversa com o direcionamento que faltava e estava pronta para voltar ao computador e começar uma nova lista de nomes. Só que desta vez, não faria isso sozinha.

Vinte cabeças pensam melhor que uma

‘Naming’ é um processo complexo e geralmente envolve muitas pessoas. Por isso, decidi iniciar uma série de rodadas de brainstorming com alguns colegas designers, FoodLovers dos comitês e da área de Cultura.

A intenção era reunir pessoas diversas para entender quais palavras e referências elas tinham sobre cada assunto, o que achavam sobre iniciativas como o Pólen e quais eram os caminhos possíveis, na sua visão, para um futuro mais igualitário e justo.

Como resultado, consegui uma lista enorme de ideias, frases e tudo mais que poderia ajudar na escolha dos nomes perfeitos. Mas o mais legal disso tudo foi ter ao meu lado tanta gente reunida e disposta a ajudar 🤩

Foto do primeiro encontro de brainstorming (tivemos mais 3!) e uma das paredes que ficaram cheias de ideias

Depois de muita troca, conhecer e conversar com um montão de gente de outras áreas da empresa, aprender muita coisa legal sobre diversidade e inclusão (e como eu, você e todos nós podemos e devemos lutar pela igualdade de direitos), eis que chegamos ao resultado final!

O novo logo do Pólen e dos seus 5 comitês

Empodera Elas (gênero), Sem Barreiras (PCD), Orgulho Negro (raça) e LGBTI+ Amor (LGBTI+) são os novos nomes dos grupos do Pólen.

Nomes escolhidos e ilustrações prontas. Quando juntamos essas duas coisas, a mágica se fez: o Pólen finalmente ganhou uma cara nova. ❤

Ficou lindo sim ou com certeza?

Antes de acabar, quero deixar uma dica: se você gosta de ilustração e ainda não conhece o trabalho maravilindo do Ed, esse ilustrador com quem tenho a sorte de trabalhar todos os dias, dá só uma olhada no Instagram dele. Você vai se apaixonar!

Agradecimentos especiais a todos os colegas designers que contribuíram com ideias e aos integrantes do Pólen, que me receberam tão bem. 🥰

Quer receber conteúdos exclusivos criados pelos nossos times de tecnologia? Inscreva-se.

--

--