Como escolher o melhor template ou tema para WordPress

Podemos hoje criar um site do zero ou partir de um template ou tema no WordPress para avançar com mais rapidez e objetividade. Os templates do WordPress fazem com que o processo de criação de um blog, site corporativo ou e-commerce seja muito mais rápido e menos custoso.

De um lado podemos perder em um design totalmente customizado e direcionado para o projeto, mas por outro não há necessidade da contratação de um time de desenvolvimento e design. Se optar um template ou tema um site pode sair por menos de 1/4 do valor de um com design e programação customizada — mesmo que ambos utilizando a plataforma WordPress.

Aqui nesse artigo vou falar sobre o processo de escolha do seu template WordPress. Seja para você mesmo criar seu site ou para utilizar na criação de um site para um cliente, as dicas aqui vão ser interessantes para que o resultado final seja o melhor possível.

Gratuito X Premium

Frequentemente me perguntam sobre a diferença entre os templates gratuitos e os premium. Essa pergunta depende muito pois existem templates bons e ruins em ambas categorias. Se for para generalizar, contudo, podemos dizer que os premium foram criados com mais carinho, tempo e estudo. Muitas vezes terão mais funcionalidades, possibilidades de customização mais aprimoradas e uso de plugins premium que acompanham a compra.

Agora, duas das grandes vantagens de pagar por um produto desses é o suporte e a documentação. Quando você compra um template normalmente ele acompanha pelo menos uns 6 meses de suporte. Esse suporte nada mais é do que uma forma de conversar com os desenvolvedores para resolver os eventuais problemas na implementação do seu site. Templates gratuitos são em geral desenvolvidos por paixão e diversão e não costumam conter esses tipos de serviço e documentação.

Existem muitos templates gratuitos que são bons e possuem um design até refinado, mas os premium em geral conseguem entregar um resultado mais interessante. Alguns acompanham até tutoriais em vídeo para ajudar na sua instalação e, junto com o suporte, garantir esse melhor resultado. Dessa forma, eu vou focar aqui nesse artigo principalmente nessa categoria paga de templates e temas para WordPress.

Principal Observação

Logo de cara vou dar a principal dica desse artigo pois se você não quiser ler o artigo inteiro pelo menos sairá daqui com essa perspectiva:

Não se iluda com as demonstrações dos templates.

Todo template premium acompanha um site demonstrativo para você ver como ele aparenta ‘na vida real’. Contudo, essas demonstrações foram feitas com imagens, cores e fontes que se encaixam perfeitamente e passam uma experiência consistente e muito agradável. Contudo, quando você for fazer seu site provavelmente ele não utilizará todas aquelas imagens, tamanhos de textos, cores e, algumas vezes, fontes.

Eu já cometi o erro de comprar um template porque era muito bonito e no momento que fui adicionar o meu conteúdo ele não funcionou bem. O que você deve olhar em um template em primeiro lugar é sua estrutura e como os seus elementos conversam. Abstraia das imagens e tente imaginar como ele ficaria com as cores do seu projeto ou empresa.

Design Moderno e Agradável

Em geral quando nos comprometemos com um design para nosso site ele vai ficar um bom tempo no ar. O seu aspecto deve ser agradável o suficiente para que os seus usuários não cansem rapidamente dele e não tenham problemas em achar o que precisam.

Existem vários elementos que designers podem fazer uso para que essa sensação agradável se faça presente. Seja por uma boa combinação de cores, tipografia bacana, layout limpo e imagens bonitas são alguns exemplos.

Juntos esses elementos criam uma harmonia consistente que apela para os tipos de usuários e clientes que são focados na criação do site. Não adianta criar um site com todo cheio de pôneis rosas para um restaurante chic. Cada site deve representar os interesses e perfis de seus usuários. Isso não só garante uma experiência mais agradável como ajuda nos objetivos dos negócios envolvidos.

A maior parte dos templates vem com opções de cores ilimitadas e ferramentas para escolher qualquer uma das centenas de fontes do Google. É importante observar se o template escolhido já vem como uma tipografia bem estruturada e bonita como padrão.

Não olhe apenas na página principal. Olhe todas as páginas da demonstração. Por exemplo, se você está criando um site de portfólio, então confira a página de demonstração do portfólio do template. Se você for adicionar depoimentos, procure algum lugar na demonstração do template como que os depoimentos estão.

Um template que possua várias páginas diferentes deve ter preferência pois você já consegue imaginar como o seu conteúdo aparecerá nele. Então procure averiguar se todas as páginas — início, blog, portfólio, contato, sobre, etc — estão consistentes com a “vibe” que deseja no website.

Funcionalidades X Apresentação

A principal diferença entre os templates e plugins do WordPress é que os templates lidam com a apresentação do site e os plugins com a funcionalidade.

Contudo, o mercado de templates ficou tão competitivo nos últimos anos que os templates começaram a vir cheio de funcionalidades e até com alguns plugins incorporados a eles.

Isso nem sempre é visto como algo tão bom pois se você quiser trocar o visual do seu site perderá também algumas de suas funcionalidades. Se um template utilizar, por exemplo, um tipo de post customizado (custom post type) ao trocá-lo você perderá esse tipo de post e provavelmente fará uma bagunça em seu site.

Agora, em outros momentos esse tipo de funcionalidade pode ser interessante. Quando os templates oferecem funcionalidades importantes para determinados nichos, podem representar um investimento muito adequado. Por exemplo, temas para hotéis podem vir funcionalidades de criação de tipos de quartos e agendamento nesses quartos sem a necessidade de um plugin externo. Só é preciso ficar atento pois se um dia quiser trocar perderá também essa ferramenta.

Segurança e Performance

Iniciantes no WordPress muitas vezes não prestam atenção na velocidade e boas práticas de código ao escolher um template premium.

Assim como mencionei anteriormente, o ambiente de desenvolvimento de templates é bastante concorrido. Isso faz com que algumas vezes os desenvolvedores utilizem de soluções muitas vezes não muito seguras e otimizadas. Isso pode comprometer a segurança e velocidade do seu site.

Uma vez que você pode não saber como determinar se algum template segue as melhores práticas, vou citar aqui algumas fontes de templates e temas premium que confio. Esses provavelmente não deixarão a desejar em segurança e velocidade.

Além disso, é muito importante buscar por avaliações antes de comprar um template. Veja quem mais está utilizando temas criados por esse desenvolvedor escolhido. Muitas vezes nos próprios sites existem áreas de comentários em que os clientes que já compraram deixam suas avaliações. Ou então procure no Google mesmo que grande parte terão avaliações e reviews em vários websites.

Vale lembrar que a maior parte desses sites são em Inglês, mas mesmo as empresas de desenvolvimento brasileiras de templates criam esses temas em Inglês para esses sites.

Compatibilidade

Antes de você começar a buscar por um template premium, uma boa ideia é parar por um momento e escrever todas as funcionalidades e recursos que você precisa.

  • Suporte a e-commerce?
  • Suporte a fóruns como bbPress ou BuddyPress
  • Suporte a algum plugin que gosta ou já utiliza
  • Google Maps
  • Google Fontes

E o mais importante

Uma grande parte dos templates atuais já possui suporte a plugins populares de e-commerce como o WooCommerce e acesso aos arquivos de tradução .po .mo.

Em caso do template que você deseja não ter alguma funcionalidade específica ainda assim vale a pena mandar um e-mail para os desenvolvedores e perguntar se o suporte está sendo desenvolvido. Uma vez eu até comprei um template e pedi para que eles fizessem uma determinada alteração para que funcionasse um elemento que eu queria. Rapidamente já desenvolveram e atualizaram o template (uma das vantagens de se ter suporte após pagar por um template).

É importante garantir que você está investindo seu dinheiro em algo que valha a pena.

E depois de comprar?

Um bom template ou tema de WordPress premium ajudará bastante na criação de um site de alta qualidade. Mas ainda há muitas coisas que se pode fazer para deixá-lo ainda melhor.

Aqui no blog da Iglu estamos começando com nossa série de artigos sobre WordPress então aproveite para deixar um comentário com alguma dúvida que tiver e toda semana temos conteúdos novos para ajudar.

Espero que esse artigo tenha contribuído para a sua decisão na hora de escolher o seu template para WordPress.

Se você gostou então aproveite para se inscrever em nosso canal no YouTube para mais tutoriais como esse. Também estamos ativos no Facebook e no Google +!

Divirta-se!


Originally published at www.igluonline.com on February 21, 2017.