A trilha sonora de um término
Músicas leves (e cruéis) demais, que preenchem esse vazio

Eu já passei por alguns términos e não sei se um dia vou me acostumar com todo esse mix de sentimentos, minha mãe diz que não (e minha mãe entende de muitas coisas), mas consigo amenizar a perda. Com o tempo, reuni músicas que me ajudam a passar por esse tipo de situação.
Toda ajuda é bem vinda, apesar de algumas coisas ajudarem menos que outras. Recomendo que você procure um psicólogo caso sinta que não consegue enfrentar esse tipo de situação sozinho. Eu mesmo já fiz isso. Outra coisa que ajuda bastante a passar por isso com mais leveza é ter consigo amizades, pode ser de todo tipo, o importante é ter alguém.
Pensando Bem, do Tó Brandileone é uma das músicas que me fazem chorar, mas trazem paz pra alma. A letra e a maneira como é cantada me acalma.
A música começa da mesma forma que a primeira fase de um término: a falta. Um misto de solidão, saudade, angústia. Isso tudo vai passando conforme absorvemos tudo o que aconteceu, as coisas vão ficando mais leves, mesmo com algumas recaídas eventuais.
Até pensei que não era pra acabar, você faz muita faltaAcontece que, conforme passam os dias, precisamos de continuar a rotina (mesmo que seja muito difícil assimilar uma rotina sem a pessoa), e quanto mais ocupados ficamos, menos falta sentimos. É muita coisa pra resolver.
Nem paro pra pensar, tanto pra resolver... [..]
Nem mais me sinto só quando a saudade vemCom a mente vazia, sobra muito tempo pra pensar em tudo aquilo que vivemos e planejamos viver. Esses planos precisam de mudar e todo o passado em conjunto precisa ficar só na memória, como uma lembrança de uma tarde de domingo (nunca esquecemos completamente, mas as lembranças ficam mais leves, trazendo nostalgia e aprendizado pra gente).
Pensando bem, melhor assimÉ preciso entender a nova situação e aceitá-la. Marcelo Camelo aborda isso em “Pois É”:
Pois é, não deu
Deixa assim como está, serenoAceitar o que aconteceu e fazer disso aprendizado. Entender que não deu certo, entender os motivos e seus sentimentos. É isso que nos faz crescer com cada relacionamento, é entender a situação na qual você se encontra e analisar os porquês e os o quês.
Ao amanhã a gente não diz.
E ao coração que teima em bater: avisa que é de se entregar o viverTambém não vale traumatizar e construir muralhas de gelo à sua volta. Depois de levar um tombo, não podemos continuar no chão a vida inteira. Não sabemos o que vai ser do nosso amanhã. É bom se abrir e se deixar sentir. É saudável passar por poucas e boas e não é meia dúzia de términos que vai nos fazer desistir do amor.
Deixa o amanhã e a gente sorrir
Que o coração já quer descansar, clareia a minha vida, amor, no olharA vida é mais bonita do que você pensa. Você pode estar triste hoje, mas não significa que irá ficar para sempre. Se deixe descansar, entenda o que passou. Depois de assimilar tudo o que aconteceu, se deixe viver com o amor no olhar, a vida há de melhorar.
Caetano Veloso me ensinou milhões de coisas em Sonhos:
A música fala justamente do sentimento de saudade e como ele pode preencher nossa vida positivamente.
Saudade até que é bom, é melhor que caminhar vazioCom o tempo, começamos a entender tudo o que aconteceu e isso nos ensina a melhorar apesar da situação adversa. Garimpar momentos bons de uma série de lembranças que um dia te deixava triste. Mesmo quando o término está fresco, a música me lembra de pelo menos tentar superar a tristeza.
Não tem desespero não, você me ensinou milhões de coisasTudo o que você passou, no final, serviu de alguma coisa.
Amanhã será um novo dia, certamente eu vou ser mais felizÉ só continuar tentando. No final, Fica Tudo Bem (Silva & Anitta):
O importante é ter saúde.
- Minha Avó.No final das contas, coloca umas músicas calminhas, que te deixam feliz. As que eu citei nesse texto, me faz entender o que eu passei. É importante que você se distraia, busque a felicidade e tenha alguma companhia. Como eu falei: isso não vai resolver a tristeza, mas vai ajudar.
Vou deixar aqui uma playlist que fiz no Spotify, ela serve pra muito tipo de situação: arrumar a casa, curtir um climinha agradável e até mesmo passar por um término. As coisas dependem muito do significado que você dá pra elas.
Eaí, o que acharam? Aqui no medium você pode bater palmas pras publicações, elas vão de 0 à 50 e deixam qualquer autor feliz ❤
Das minhas recomendações de leitura, tem um texto bem bacana do Tiago da Silva que fala sobre a tristeza (e a hora de abraçá-la):
E também uma poesia do Enricksen que ilustra o sentimento de ser usado que às vezes sentimos em um término:
Tenho muita dificuldade com a acentuação de palavras que contém hífen, me ajude caso haja algum errinho. (abraçá-la, aceitá-la).

