Humildade, prontidão e resistência

1Pd 5.5–11

Pr. Diego Avlis
IgrejadeCristo
2 min readJun 27, 2020

--

Bom dia gente querida!
Graça e Paz!

Hoje somos convidados pelo nosso lecionário a estudar uma passagem da primeira carta do apóstolo Pedro, 5.5–11. Nela o apóstolo, após descrever alguns conselhos aos anciões da Igreja, que devem guiar o povo através do seu exemplo (v. 3), e dizer aos mais jovens que devem se submeter a autoridade destes, nos instrui que o nosso relacionamento uns com os outros deve ser marcado pela humildade mútua (v. 5).

Esses relacionamentos marcados por humildade, devem ser vivenciados sob a poderosa mão de Deus. Conforme a instrução apostólica o papel cristão é a humildade. A exaltação, por sua vez, compete a Deus que no tempo certo a concederá aos humildes (v. 6). Do mesmo modo que a confiança pertence ao cristão, visto que a providência pertence a Deus que cuida de nós (v. 7). Isso levará o cristão a está sempre em prontidão, atento aos ataques do inimigo de nossas almas (v. 8).

Resistir ao Diabo é um imperativo ao verdadeiro cristão, que exige de nós essas três virtudes: humildade, prontidão e resistência. A certeza de que muitos outros irmãos na fé estão passando por provações iguais ou piores que as nossas, também é um estímulo a nossa resistência (v. 9).

Para um aprofundamento nesse tema, leia:

Confiemos que o Senhor que nos chamou, em breve nos levará para a sua glória eterna (v. 10).

Para refletir

  1. Nosso relacionamento cristão tem sido marcado pela humildade?
  2. Temos confiado nossas ansiedades ao Senhor que provê?
  3. Temos estado em prontidão diante dos ataques do Diabo?

--

--

Pr. Diego Avlis
IgrejadeCristo

Ser um sinal da Providência de Deus em minha geração