Partilha para o Grupo de Crescimento da Semana da Santíssima Trindade

07 à 13/05/2020

Israel Tirado Villa Verde
IgrejadeCristo
3 min readJun 6, 2020

--

Quebra-gelo

Para ilustramos o arrependimento verdadeiro seguido de mudança, podemos pegar um pedaço de pano e mergulha-lo em um copo com tinta de tecido, ao entrar em contato com a tinta o pano terá uma nova tonalidade, assim deve ser nossas vidas ao nos arrependermos: seguida de mudanças.

Partilha

Leitura Bíblica

Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia e dizendo: Arrependei-vos, porque o reino do céu chegou. Porque é dele que o profeta Isaías disse: Voz do que clama no deserto, preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. João usava roupas feitas de pelos de camelo e um cinto de couro; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.

Habitantes de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a região do Jordão iam até ele e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando seus pecados. Mas, quando ele percebeu que muitos fariseus e saduceus iam ao lugar em que ele batizava,* disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi fruto próprio de arrependimento. Não fiqueis dizendo a vós mesmos: Abraão é nosso pai! Eu vos digo que até dessas pedras Deus pode dar filhos a Abraão. E o machado já está posto à raiz das árvores; aquela que não produzir bom fruto será cortada e lançada no fogo.

Eu, na verdade, vos batizo com água, tendo por base o arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu; não sou digno nem de carregar suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele traz na mão a sua pá e limpará sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que não se apaga.

Então Jesus foi da Galileia para o Jordão, para ser batizado por João. Mas João tentou impedi-lo, dizendo: Tu vens a mim? Eu é que preciso ser batizado por ti. E Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então João consentiu. Depois de batizado, Jesus saiu logo da água. E viu o céu se abrir e o Espírito de Deus descer como uma pomba, vindo sobre ele. E uma voz do céu disse: Este é o meu Filho amado, de quem me agrado.

~ Mateus 3.1–17

O que diz o texto?

Nessa passagem vemos João preparando o caminho para a chegada do Reino, ou seja, a chegada do nosso Senhor, e logo em seguida vemos a primeira ordem de Jesus: “Arrependei-vos”.

Para que possamos fazer parte do REINO é necessário arrependimento, e isso requer mais que uma mera tristeza após cometermos algo de errado, como diz no verso 8, precisamos produzir fruto próprio de arrependimento, quando há genuína contrição ela deve vir acompanhada de uma busca incessante por mudança, mudança de atitude e de hábitos, deve ser perceptível aos outros a diferença em nós.

O que o texto nos diz?

Refletir, aprofundar e aplicar a mensagem para hoje

O que o texto fala da realidade?

Ver a realidade com os olhos de Deus, em silêncio

O que o texto nos faz dizer a Deus?

Conversar com Deus, apresentando intenções e ações de graça

O que o texto nos leva a viver?

Assuma algum compromisso, simples e viável

--

--