Partilha para o Grupo de Crescimento na Semana de Pentecostes
31/05 à 06/06/2020
Quebra-gelo
Pegue uma lanterna, ou use a lanterna do próprio smartphone, em seguida apague a luz do ambiente e veja que aquela iluminação continua sendo observada. Assim são os sinais produzidos em nome de Cristo, continuam se propagando independente dos empecilhos que surgirem.
Partilha
Leitura Bíblica
No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém as autoridades, os líderes religiosos e os escribas, e também o sumo sacerdote Anás, Caifás, João, Alexandre e todos os parentes do sumo sacerdote. E, colocando-os diante de si, perguntaram-lhes: Com que poder ou em nome de quem fizestes isso?
Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e vós, líderes religiosos, se hoje somos questionados acerca do benefício feito a um doente, e pelo modo como foi curado, seja do conhecimento de todos vós e de todo o povo de Israel que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, por meio desse nome, este homem está aqui com boa saúde diante de vós.
Este Jesus é a pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual foi colocada como pedra angular. E não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não há outro nome entre os homens pelo qual devamos ser salvos.
Observando a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens simples e sem erudição, eles se admiravam; e reconheceram que eles haviam convivido com Jesus. E, vendo com eles, em pé, o homem que havia sido curado, nada tinham para dizer em contrário.
Todavia, depois de mandá-los sair do Sinédrio, começaram a debater entre si, dizendo: Que faremos a estes homens? Porque todos os que habitam em Jerusalém sabem que foi feito um sinal evidente por meio deles, e não o podemos negar. Mas, para que isso não se divulgue mais entre o povo, vamos ameaçá-los para que de agora em diante a ninguém mais falem neste nome. E, chamando-os, ordenaram-lhes expressamente que não falassem nem ensinassem em nome de Jesus.
Mas, respondendo, Pedro e João lhes disseram: Julgai se é justo diante de Deus dar ouvidos a vós e não a Deus, pois não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.
Mas eles os ameaçaram ainda mais e, não achando motivo para castigá-los, soltaram-nos por causa do povo. Porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera; pois o homem em quem se operara a cura miraculosa tinha mais de quarenta anos. Depois de soltos, foram para os seus companheiros e lhes contaram tudo o que os principais sacerdotes e líderes religiosos lhes haviam falado.
Ao ouvirem isso, todos juntos elevaram a voz a Deus, dizendo: Senhor, tu que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há; que, pelo Espírito Santo, disseste pela boca de nosso pai Davi, teu servo: Por que os gentios se enfureceram, e os povos imaginaram coisas vãs? Os reis da terra levantaram-se, e as autoridades aliaram-se contra o Senhor e contra o seu Ungido. Pois, nesta cidade, eles de fato se aliaram contra o teu santo Servo Jesus, a quem ungiste; não só Herodes, mas também Pôncio Pilatos com os gentios e os povos de Israel; para fazer tudo o que a tua mão e a tua vontade predeterminaram que se fizesse.
Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que falem a tua palavra com toda coragem, enquanto estendes a mão para curar e para realizar sinais e feitos extraordinários pelo nome de teu santo Servo Jesus. E, quando terminaram de orar, o lugar em que estavam reunidos tremeu. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a anunciar com coragem a palavra de Deus.
A multidão dos que criam estava unida de coração e de propósito; ninguém afirmava ser sua alguma coisa que possuísse, mas tudo era compartilhado por todos.
~ Atos 4.5–32
O que diz o texto?
Nessa passagem do livro de Atos vemos que os sinais e prodígios que são praticados em nome de Cristo são um farol que não se pode ofuscar, pode ser uma verdade desagradável para os inimigos da verdade a ponto de tentarem perseguir e calar, mas jamais poderão negar o poder do nome do Senhor, que transforma tudo e todos onde é entoado com fé.
Outra lição que tiramos desse texto é a coragem que devemos ter mesmo quando formos ameaçados por anunciar o evangelho e as boas novas, o nome que anunciamos é muito mais poderoso que qualquer autoridade terrena que esteja tentando nos intimidar, nosso Deus estará conosco em todos os momentos, não devemos temer, se Deus é por nós, quem será contra nós?
Vamos avante apregoando a mensagem de salvação em alto e bom som, expandindo o Reino de Jesus por onde passarmos, e ninguém será capaz de impedir o avanço do exercito do Deus vivo, pois Ele estará a nossa frente testificando o poder do nome do Seu Filho a quem Ele deu autoridade sobre todas as coisas.
O que o texto nos diz?
Refletir, aprofundar e aplicar a mensagem para hoje
O que o texto fala da realidade?
Ver a realidade com os olhos de Deus, em silêncio
O que o texto nos faz dizer a Deus?
Conversar com Deus, apresentando intenções e ações de graça
O que o texto nos leva a viver?
Assuma algum compromisso, simples e viável