Pequenas e grandiosas lições para a oração

Victor Abrunhosa Modesto
IgrejadeCristo
Published in
2 min readMay 6, 2020

Vocês, orem assim:
“Pai nosso, que estás nos céus!
Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino;
seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso
pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas,
assim como perdoamos
aos nossos devedores. E não nos deixes cair
em tentação,
mas livra-nos do mal,
porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

~ Mateus 6:9–13

A oração é um dever fundamental na vida de um cristão, tanto quanto a leitura das Sagradas Escrituras. Sobre isso, J.C. Ryle comenta que “a oração diligente é o segredo para uma vida de santidade”. Em toda Bíblia é nítida a importância desse ato, e um dos principais exemplos que há nela é do próprio Cristo Jesus quando explica aos seus discípulos como orar.

Evidentemente, Jesus não estava orientando-os a apenas repetir as palavras, mas sim dá-los uma base para suas orações. É importante ressaltar que não apenas a base para oração, mas também as palavras da oração foram preservadas na História da Igreja, sendo usada como exemplo e inspiração para as liturgias de muitas igrejas e devocionais de muitos dos verdadeiros crentes em Cristo Jesus.

Invocação e submissão

A invocação é quando chamamos Deus de uma maneira especial a ouvir nossas preces, pedidos e desejos. Quão privilegiados somos por poder chamar a um Deus maravilhoso como este de Pai e poder se prostrar diante d´Ele, demonstrando nossa gratidão pelas suas obras em nossas vidas.

Pedidos Pessoais

Como filhos, podemos mostrar nossas vidas diante do Pai, sejam nossas derrotas ou nossas vitórias, nossos sucessos ou nossos fracassos, nossas tentações e nossas metas, nossos lamentos e nossas alegrias, nossas felicidades e nossas aflições, pois, ele como Pai Misericordioso nos consola.

Confissão

Nesse momento é que levamos a Deus nossos erros e fraquezas morais e espirituais e nossas dificuldades em perseverar na Fé. Algo triste que vem ocorrendo é que muitas pessoas pedem muito, mas confessam pouco. Será que nossas necessidades e lutas terrenas são maiores que nossos pecados e nossa depravação? Será que Deus me dando um carro ou uma casa Ele se torna mais poderoso, visto que se considera descartável a sua obra na cruz?

Arrependimento

Demonstrar nosso desejo de melhorar é fundamental. Apesar de serem ditas palavras, ela apenas demonstra o verdadeiro arrependimento, que é a mudança de atitudes.

Glorificação

Nesse último ato, e não menos importante glorificamos a Deus pelos seus tributos e confirmamos nossa confiança nele através de seus méritos. Infelizmente, muito pouco temos falados dos atributos de Deus em nossas orações.

Que dessa maneira possamos seguir em frente, confiando n’Ele.

--

--