Você nasceu de novo?

J. C. Ryle, bispo anglicano de Liverpool

Victor Abrunhosa Modesto
IgrejadeCristo
6 min readApr 8, 2020

--

Você nasceu de novo? Essa é uma das perguntas mais importantes da vida. Jesus Cristo disse:

“Se um homem não nascer de novo, ele não verá o Reino de Deus” (João 3.3).

Não basta responder: “Pertenço à igreja, logo sou cristão”. Milhares de cristãos nominais não mostram nenhum dos sinais de nascer de novo que as Escrituras nos deram, muitos listados na Primeira Epístola de João.

Antes de tudo, João escreveu:

“Todo aquele que é nascido de Deus não comete pecado” (1 João 3.9).

“Todo aquele que é nascido de Deus não peca” (5.18).

Uma pessoa que nasceu de novo ou se regenerou, habitualmente, não comete pecado. Ele não peca mais inclinado com o coração e vontade. Provavelmente, houve um tempo em que ele não pensou se suas ações eram pecaminosas ou não, e ele nem sempre se sentiu triste depois de fazer o mal. Não houve discussão entre ele e o pecado, eles eram amigos. Mas o verdadeiro cristão odeia o pecado, foge dele, luta contra ele, considera sua maior praga, se ressente do fardo de sua presença, lamenta quando cai sob sua influência e deseja ser completamente libertado dela. O pecado não o agrada mais, nem é uma questão de indiferença para ele; tornou-se uma coisa horrível que ele odeia. No entanto, ele não pode eliminar sua presença dentro dele.

Se ele dissesse que não tinha pecado, estaria mentindo (1 João 1.8). Mas ele pode dizer que odeia o pecado e que o grande desejo de sua alma não é cometer pecado. Ele não pode impedir que pensamentos ruins entrem em sua mente, ou deficiências, omissões e defeitos apelem tanto em suas palavras quanto em suas ações. Ele sabe que “em muitas coisas ofendemos a todos” (Tiago 3.2). Mas ele pode realmente dizer, aos olhos de Deus, que essas coisas lhe causam sofrimento e tristeza e que toda a sua natureza não concorda com elas. O que o apóstolo diria sobre você? Você nasceu de novo?

Segundo, João escreveu:

“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo nasceu de Deus” (1 João 5.1).

Um homem que nasceu de novo e foi regenerado, acredita que Jesus Cristo é o único Salvador que pode perdoar sua alma, que Ele é a pessoa divina designada por Deus Pai para esse mesmo propósito, e que não há Salvador sem ser Ele. Em si mesmo, ele não vê nada além de indignidade, mas tem total confiança em Cristo, e confiando n´Ele, acredita que todos os seus pecados são perdoados. Ele acredita que, porque aceitou a obra consumada de Cristo e a morte na cruz, ele é considerado justo aos olhos de Deus, e pode esperar a morte e o julgamento sem alarme.

Ele pode ter medos e dúvidas. Às vezes, ele pode lhe dizer que se sente como se não tivesse fé alguma. Mas pergunte a ele se ele está disposto a confiar em qualquer coisa, em vez de em Cristo, e veja o que ele dirá. Pergunte a ele se ele descansará sua esperança de vida eterna em sua própria bondade, em suas próprias obras, em suas orações, em seu ministro ou em sua igreja, e ouça sua resposta. O que o apóstolo diria sobre você? Você nasceu de novo?

Sobre o terceiro ponto, João escreveu:

“Todo aquele que pratica a justiça nasceu d´Ele” (1 João 2.29).

O homem que nasceu de novo e foi regenerado é um homem santo. Ele se esforça para viver de acordo com a vontade de Deus, para fazer as coisas que agradam a Deus e evitar as coisas que Deus odeia. Ele deseja olhar continuamente para Cristo como seu exemplo, assim como seu Salvador, e provar ser amigo de Cristo fazendo o que Ele ordena. Ele sabe que não é perfeito. Ele está dolorosamente consciente de sua corrupção interna. Ele encontra dentro de si um princípio maligno que constantemente luta contra a graça e tenta afastá-lo de Deus. Ele não o apoia, embora não possa impedir sua presença.

Embora às vezes ele se sinta tão baixo que questiona se é ou não cristão, ele poderá dizer com John Newton:

“Eu não sou o que deveria ser, não sou o que quero ser e não sou o que espero ser em outro mundo; mas não sou o que costumava ser, e, pela graça de Deus, sou o que sou”.

O que o apóstolo diria sobre você? Você nasceu de novo?

Quarto, João escreveu:

“Sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos” (1 João 3.14).

Um homem que nasceu de novo tem um amor especial por todos os verdadeiros discípulos de Cristo. Como seu Pai no Céu, ele ama todos os homens com um grande amor geral, mas ele tem um amor especial por aqueles que compartilham sua fé em Cristo. Como seu Senhor e Salvador, ele ama o pior dos pecadores e pode chorar por eles, no entanto ele tem um amor peculiar por aqueles que são crentes. Ele nunca está tanto em casa como quando está na companhia deles.

Ele sente que todos são membros da mesma família. Eles são seus companheiros soldados, lutando contra o mesmo inimigo. Eles são seus companheiros de viagem, viajando pela mesma estrada. Ele os entende e eles o entendem. Eles podem ser muito diferentes de si mesmo de várias maneiras, em posição e riqueza, mas aquilo não importa. Eles são filhos e filhas de seu pai e ele não pode deixar de amá-los. O que o apóstolo diria sobre você? Você nasceu de novo?

Quinto, João escreveu:

“Tudo o que é nascido de Deus vence o mundo” (1 João 5.4).

Um homem que nasce de novo não usa a opinião do mundo como seu padrão de certo e errado. Ele não se importa de ir contra os caminhos, ideias e costumes do mundo. O que os homens pensam ou dizem não o preocupa mais. Ele supera o amor do mundo. Ele não encontra prazer em coisas que parecem trazer felicidade para a maioria das pessoas. Para ele, eles parecem tolos e indignos de um ser imortal.

Ele ama mais o louvor de Deus do que o louvor do homem. Ele teme ofender a Deus mais do que ofender o homem. Não é importante para ele se ele é culpado ou elogiado; seu primeiro objetivo é agradar a Deus. O que o apóstolo diria sobre você? Você nasceu de novo?

Sexto, João escreveu:

“Aquele que é gerado por Deus se guarda” (1 João 5.18).

Um homem que nasce de novo cuida de sua própria alma. Ele tenta não apenas evitar o pecado, mas também evitar tudo o que possa levar a ele. Ele é cuidadoso com a empresa que mantém. Ele sabe que as más conversas corrompem o coração e que o mal é mais contagioso do que bom, assim como as doenças são mais infecciosas que a saúde. Ele é cuidadoso com o uso de seu tempo, pois seu principal desejo é gastá-lo de maneira útil.

Ele deseja viver como um soldado em um país inimigo, isto é, usar sua armadura continuamente e estar preparado para a tentação. Ele é diligente para ser um homem vigilante, humilde e que tem prazer na oração. O que o apóstolo diria sobre você? Você nasceu de novo?

Estas são as seis grandes marcas de um cristão nascido de novo.

Há uma vasta diferença na profundidade e distinção dessas marcas em pessoas diferentes. Em alguns, são fracos e quase imperceptíveis. Em outros, eles são ousados, simples e inconfundíveis para que qualquer pessoa possa lê-los. Algumas dessas marcas são mais visíveis que outras em cada indivíduo. Raramente são todos igualmente evidentes em alguma pessoa.
Mas ainda assim, depois de cada subsídio, aqui encontramos seis marcas ousadas de nascer de Deus. Como devemos reagir a essas coisas? Podemos logicamente chegar a apenas uma conclusão: apenas aqueles que nascem de novo têm essas seis características, e aqueles que não as têm não nascem de novo. Esta parece ser a conclusão a que o apóstolo pretendia que chegássemos. Você tem essas características? Você nasceu de novo?

J.C. Ryle

Traduzido por Víctor Abrunhosa

--

--